1.º Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André

Publicado em Outubro 29, 2015 » Sociedade, Últimas

Lagoa_S_AndreA tenda multiusos, na Costa de Santo André (em frente ao Hotel Al Tarik), recebe, de 30 de outubro a 1 de novembro, o 1.º Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André, que desafia os visitantes para uma degustação dos sabores da lagoa, do mar e da terra. A organização está a cargo da Junta de Freguesia de Santo André e conta com o apoio, entre outras entidades, da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

A iniciativa surge “na sequência de uma candidatura efetuada pela Junta de Freguesia a fundos comunitários, tendo em vista a valorização do sítio piscatório da Lagoa de Santo André e a projeção da freguesia, do município e da região em termos económicos e turísticos”, explica Jaime Cáceres, Presidente da Junta de Freguesia de Santo André. O autarca está convicto de que que “a qualidade dos sabores da lagoa, do mar e da terra vai mostrar a força do nosso património gastronómico local e regional, com toda a sua diversidade e qualidade”, sublinhando ainda “a animação cultural igualmente assente nos valores da nossa terra e nas tradições locais e regionais”, que, afirma, serão “o complemento ideal para três dias intensos e com algumas surpresas garantidas”. O programa conta, entre outras atuações, com um Encontro de Acordeonistas (com quase duas dezenas de artistas), cante alentejano e uma noite de fados.

Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, destaca “o facto de a gastronomia se assumir, cada vez mais, como um veículo de promoção de uma região, de um país, de uma localidade. Nós temos esse património gastronómico fortíssimo no nosso Município”, realçando a importância de “promover ao máximo a nossa gastronomia, desta vez com os produtos da lagoa, do mar e da terra. E tão bons que eles são! Fazem com que a nossa cozinha seja riquíssima”. Álvaro Beijinha sublinha também “a animação cultural com grupos do nosso Município” e acredita que “esta iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Santo André será certamente um sucesso. Sendo uma iniciativa diferente, julgo que acaba por assumir aqui um complemento em relação aos outros dois festivais que a CMSC organizou”, referindo-se ao Festival da Enguia e ao Festival do Tomate.

Uma das entidades que presta um apoio decisivo à iniciativa é o Restaurante Mercado à Mesa, de Santiago do Cacém, na sequência do know-how adquirido a partir de duas iniciativas de sucesso na sede do Concelho, nomeadamente nas “Tasquinhas – Mercado à Mesa”. O responsável, Nuno Santos, destaca a importância de “criar a própria identidade do Festival” e de “fazermos valer aquilo que temos de melhor. Este Festival está a ser trabalhado e projetado nesse sentido, ou seja, de mostrar aquilo que fazemos e temos de melhor na nossa região”. Esta é, na opinião de Nuno Santos, “uma forma de aproximar as pessoas”, destacando o entusiasmo dos restaurantes participantes, a quem a Junta de Freguesia endereçou o convite “tendo em conta a sua proximidade em relação à Lagoa e as apostas dessas casas. Grande parte aceitou o convite da JFSA e estão de mangas arregaçadas para ajudar a fazer um grande festival”.

Cantinho dos Sabores, Cascalheira, Charrua, Chez Daniel e Mercado à Mesa são os cinco restaurantes participantes, que prometem despertar paladares ao longo dos três dias. Terra e Mar (bifinhos do lombo com camarão), chanfana de pato com batata-       -doce, espetada de polvo com gambas, massinha de tainha da Lagoa, ou uma seleção de carnes de porco preto, são algumas da propostas a ter em conta para este fim de semana, complementadas por um serviço de bebidas espirituosas (Fragateira Bar), pão caseiro e pastelaria tradicional (Maria Mercearia), exposição e venda de doces, licores e frutas, bem como petiscos ao longo de todo o fim de semana, que asseguram diversidade e iguarias para todos os gostos.

As portas do Festival abrem às 12h00 de sexta-feira. No sábado e domingo, a abertura será às 10h00, sendo que o encerramento, nos três dias, é às 02h00.

CMSC/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta