130 anos de Socorros Mútuos

Publicado a Julho 16, 2018 » 678 Views» Destaques, Sociedade, Últimas

A Associação de Socorros de Mútuos Setubalense (ASMS) assinala hoje 130 anos de apoio à população setubalense com uma sessão solene pelas 11h30. Uma instituição de solidariedade social, fundada a 15 de Julho de 1888 devido à necessidade das classes laboriosas da época se unirem em apoio mútuo, nas situações de doença e apoio no funeral.

Mutualismo em Portugal

Desde o século XIX que as Associações Mutualistas têm complementado as falhas e limitações dos sistemas públicos de proteção social para desenvolver soluções adequadas às necessidades dos cidadãos e das famílias.
O mutualismo constituiu deste modo uma alternativa de carácter social sem fins lucrativos na saúde e ação social, com custos mais baixos e cuja rentabilidade se distribui por todos os associados.
Hoje, os principais objetivos da ASMS, mas com recurso a novos modelos de funcionamento, pela diversidade de valências e especialidades médicas, por exemplo. Proporcionado à população de Setúbal um serviço de qualidade e proximidade em cuidados de saúde e apoio à população idosa. Deste modo, omo associação mutualista visa prosseguir objetivos de proteção complementar nos domínios da ação social e da saúde.

O Setubalense/ Zoom Online

Share this post
Tags

Comments are closed.