265º aniversário de Luísa Todi comemorado amanhã

Publicado a Janeiro 8, 2018 » 652 Views» Destaques, Sociedade, Últimas

A tradicional deposição de flores na glorieta de Luísa Todi assinala amanhã os 265 anos do nascimento da cantora lírica setubalense. As comemorações do aniversário da cantora, internacionalmente famosa durante o século XVIII, têm início às 09h30, no monumento localizado na Avenida Luísa Todi.

Além da Câmara Municipal de Setúbal, a LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e a UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal homenageiam Luísa Todi com a deposição de flores na glorieta. Para além disso, amanhã serão também colocadas mais pedras de calçada no âmbito do projecto “Veja lá bem onde põe os pés”, de Olinda Lima. A intervenção será, desta vez, realizada entre as 09h30 e as 12h30, entre a estátua de Luísa Todi e a Praça de Bocage. A maioria das pedras que serão colocadas foram pintadas pelos utentes do CajAppacdm.

Recorde-se que Luísa Rosa de Aguiar, nome de solteira, nasceu em Setúbal, na actual Rua da Brasileira, no Bairro do Troino, a 9 de janeiro de 1753, estreando-se no mundo do espectáculo como actriz, em Lisboa, cidade para onde foi viver com os pais. Após conhecer Francesco Saverio Todi, violinista de origem italiana, com quem veio a casar com apenas 16 anos, encetou uma carreira que a tornou a maior cantora lírica portuguesa de sempre, alcançando êxitos nas principais salas europeias, em Londres, Paris, Berlim, Turim, Varsóvia, Veneza, Viena e São Petersburgo. Luísa Todi faleceu em Lisboa, a 1 de outubro de 1833, com 80 anos, cega, devido a uma doença que tinha desde muito nova.

Biblioteca de Setúbal também não esquece a cantora lírica
O livro “Chamo-me… Luísa Todi”, que aborda a vida da cantora lírica setubalense, dirigido a crianças do 1.º ciclo do ensino básico, é também apresentado amanhã, na Biblioteca Pública Municipal. A sessão, de entrada livre, com início às 14h30, conta com a participação do autor, Nuno Quintas, e integra o programa de Comemorações dos 265 anos do Nascimento de Luísa Todi, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal. O livro, com ilustrações de Inês Galo, dá a conhecer à população, sobretudo aos mais novos, uma personalidade nascida em Setúbal que brilhou no mundo das artes dentro e fora de Portugal. As escolas podem inscrever-se para assistir ao encontro através do contacto telefónico da biblioteca: 265 537 240.

O Setubalense/ZoomOnline

Share this post
Tags

Comments are closed.