91.º Aniversário de Sebastião da Gama

Publicado a Abril 10, 2015 » 1252 Views» Cultura, Sociedade, Últimas

Aniversario_Sebastiao_Gama_2015_01Sebastião da Gama foi evocado hoje, data em que faria 91 anos, com uma cerimónia de deposição de flores na estátua erguida em sua homenagem, em Vila Nogueira de Azeitão, Setúbal, em que participaram alunos da EB de Azeitão.

A vereadora Carla Guerreiro, da Câmara Municipal, lançou algumas perguntas ao grupo de vinte alunos da escola de Azeitão. “Contem-me lá, quem era Sebastião da Gama?” “Um poeta!”, “Professor”, responderam.

Joaquim Oliveira, antigo aluno do poeta nos anos de 1946 a 1949, na Escola Industrial e Comercial de João Vaz – hoje, Escola Secundária Sebastião da Gama –, não faltou à cerimónia. Conhecido como “Zé Boneco” no “Diário de Sebastião da Gama. Pequena História da Minha Vida de Professor”, não esquece o antigo docente. “Era uma pessoa muito especial. Naquela altura tinha 12 anos, não dava muito valor, mas nunca me vou esquecer dos seus ensinamentos.”

Durante a cerimónia, a que assistiram ainda representantes da Associação Sebastião da Gama, a vereadora Carla Guerreiro sublinhou que “é muito importante ensinar às crianças” quem foi o homenageado, salientando ainda que o poeta era dedicado à natureza e que descreveu a Serra da Arrábida de uma forma “única”.

A deposição de flores e a leitura do poema “Pelo sonho é que vamos” pelos alunos da EB de Azeitão foi a primeira iniciativa de um programa comemorativo organizado pela Câmara Municipal para assinalar o 91.º aniversário do poeta e pedagogo de Azeitão, falecido aos 27 anos, vítima de tuberculose.

Amanhã, às 15h00, no Museu Sebastião da Gama, é inaugurada a exposição “Itinerários da Arrábida”, do fotógrafo Maurício Abreu, patente até 2 de maio, que inclui poemas da autoria do homenageado. O grupo Toquivozes, da Sociedade Filarmónica Providência, participa na abertura da mostra com uma atuação musical.

A seguir à inauguração da exposição, realiza-se uma palestra pelo padre Alexandre F. Santos, autor do livro “Sebastião da Gama: Milagre de Vida em Busca do Eterno”.

De noite, no Auditório Carlos Alberto Ferreira Júnior, em Vila Nogueira de Azeitão, o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense promove um concerto, com início às 21h30m, a que se segue uma declamação de poemas.

CMS/Zoomonline

Share this post
Tags

Deixe uma resposta