Apresentação de Inquérito nacional sobre usos do tempo de homens e mulheres

Publicado a Outubro 20, 2016 » 512 Views» Sociedade

barreiro-da-igualdadeDe forma a assinalar o Dia Municipal para a Igualdade – a 24 de outubro – será apresentado, publicamente, pelas 16h00, o inquérito nacional sobre os usos do tempo de homens e de mulheres, realizado pelo CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social, em parceria com a CITE – Comissão para Igualdade no Trabalho e no Emprego, no bar “À Portuguesa”, na Avenida Bento Gonçalves, no Barreiro.

O estudo pretendeu obter e analisar dados atuais sobre os usos do tempo de mulheres e de homens em Portugal, no que respeita, em particular, ao trabalho pago e ao trabalho não pago de cuidado. Este diagnóstico permitirá, entre outros objetivos, sensibilizar para a necessidade de uma distribuição equilibrada do trabalho não pago de cuidado entre mulheres e homens, bem como formular recomendações para as políticas públicas no domínio da articulação da vida profissional, familiar e pessoal, como instrumento para a igualdade de género.

Refira-se que o inquérito nacional foi dirigido a uma amostra estatisticamente representativa da população residente em Portugal (Continente, Região Autónoma da Madeira e Região Autónoma dos Açores), com idade igual ou superior a 15 anos, num total de 10146 pessoas respondentes. O trabalho de campo de recolha de informação decorreu entre 9 de abril e 18 de novembro de 2015, e foi realizado pela Consulmark – Estudos de Mercado e Trabalho de Campo, Lda., sob orientação e em estreita articulação com o CESIS.

CMB/Zoomonline

Share this post
Tags

Deixe uma resposta