Apresentação do Plano de Mobilidade Sustentável

Publicado em Abril 6, 2017 » Destaques, Segurança, Sociedade, Últimas

Perto de duas centenas de pessoas participaram ontem à noite, no Fórum Municipal Luísa Todi, numa sessão pública de apresentação de estratégias e soluções com vista à implementação de novos projetos e medidas de mobilidade urbana sustentável no concelho.

O Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal, atualmente em desenvolvimento, é, de acordo com a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, “a bússola” que aponta o caminho a seguir nos próximos anos num setor central no funcionamento da cidade.

 “Neste plano reside uma visão que vamos concretizar sempre em perfeita cooperação com os cidadãos do nosso concelho que queiram connosco construir este futuro”, indicou a autarca.

 Na intervenção inicial da sessão pública, Maria das Dores Meira explicou que o plano nasceu da vontade de haver em Setúbal instrumentos de planeamento baseados em critérios de sustentabilidade e de promoção da articulação entre as políticas de transportes e o ordenamento do território.

 O documento que a TIS.PT – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas está a desenvolver para a autarquia aponta como prioridades “a melhoria da integração do planeamento da circulação e dos transportes com outros instrumentos de planeamento de ordenamento do território, ambientais ou outros”.

 A intenção é garantir os níveis adequados de acessibilidade e mobilidade a todos os cidadãos, fomentar os transportes coletivos através da melhoria da qualidade do serviço prestado e reforçar a segurança, o conforto e a qualidade dos espaços prioritários ao peão e aos modos de transporte não motorizado.

 Na lista de objetivos a alcançar constam a redução do impacte dos transportes sobre a saúde pública e a qualidade de vida dos cidadãos, privilegiando os modos suaves, a melhoria do desempenho ambiental através de um equilíbrio entre o transporte eficaz de pessoas e bens e os respetivos custos e a análise da necessidade de investimentos em infraestruturas a realizar a médio prazo.

 Entre as prioridades está, igualmente, a definição de uma política de gestão de estacionamento eficiente, a melhoria da eficiência e eficácia do custo do transporte de pessoas e bens e a garantia da sustentabilidade económica da oferta.

 Neste sentido, o documento aponta soluções para assegurar transportes públicos de boa qualidade, com características técnicas adequadas à procura e à sustentabilidade económica da oferta com a necessária integração tarifária.

A autarca explicou aos munícipes presentes no Fórum Municipal Luísa Todi que o instrumento de planeamento, “sem dúvida, um plano ambicioso”, é constituído por quatro fases, sendo que encontra-se atualmente na terceira etapa que define os planos de ação.

 Os planos de ação, a par dos restantes documentos, do Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal encontram-se disponíveis para consulta na página do município, em www.mun-setubal.pt, para que os interessados apresentem contributos, críticas e sugestões, até ao dia 21 de abril, que podem, depois de analisada a sua viabilidade, vir a ser incluídos no documento.

CMS/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Deixe uma resposta