Artes animam Mercado do Livramento no seu 142º aniversário

Publicado a Agosto 2, 2018 » 1061 Views» Cultura, Destaques, Sociedade, Últimas

Ontem de manhã, o Mercado do Livramento recebeu artistas da cidade para comemorar o seu aniversário, com música, poesia e pintura ao vivo. No dia em que “a nossa praça” completou os seus 142 anos, várias foram as pessoas que afluíram ao local para usufruir do programa de comemorações, que contou também com o lançamento da Setúbal Magazine de Manuel Vieira.
Depois de um espetáculo espontâneo de canto lírico ter surpreendido, no sábado de manhã, os clientes e os comerciantes do Mercado do Livramento, numa iniciativa de promoção, ontem foi a vez de ser comemorado o aniversário do emblemático espaço comercial da cidade de Setúbal. Animação musical, momentos de poesia, pintura ao vivo e também o lançamento de uma revista especial e dedicada ao tão tradicional espaço setubalense foram as principais atracções da festa.
A vereadora das Actividades Económicas da Câmara Municipal de Setúbal, Eugénia Silveira, marcou presença no evento, que se iniciou com a sua intervenção, na qual felicitou “a emblemática praça setubalense” e os seus comerciantes por “ajudarem a dinamizar e a revitalizar o Mercado do Livramento”.
O programa comemorativo, que decorreu no corredor central do mercado, contou ainda com apontamentos musicais por Luís Portela, Rita Santos, Maria do Céu Caetano e Pedro Caçador, e declamação de poemas por Alexandrina Pereira, José Raposo e Andrelina Amado, da Casa da Poesia de Setúbal. A título de curiosidade, a poetisa Alexandrina Pereira partilhou com os presentes o facto de o Mercado do Livramento ter aparecido recentemente na imprensa japonesa, salientando que “chegamos até ao lado outro do mundo”.
No decorrer da festa do 142º aniversário da emblemática praça setubalense, que foi apresentada por Manuel Vieira, autor do livro “Mercado do Livramento 1876-2013”, com a sua sempre tão característica boa disposição, foi também possível apreciar um momento de pintura ao vivo pela artista plástica Lurdes Pólvora da Cruz.

Uma magazine dedicada ao mercado

Da autoria de Manuel Vieira, a revista Setúbal Magazine vem fazer mais uma homenagem ao Mercado do Livramento, um dos melhores do mundo, ou, se quisermos destacar o seu nível mais local, a nossa tão carinhosamente conhecida “praça”. Numa edição especial, com conteúdos inteiramente dedicados à história do mercado e às diferentes fases pelas quais passou até aos dias de hoje, sem esquecer as pessoas que dele fazem parte, esta publicação surge também para assinalar os 142 anos de mercado, das suas gentes e das suas histórias.

142 anos de história

Recorde-se que o primeiro edifício do Mercado do Livramento, inaugurado em 1876, foi substituído por outra construção, em 1930, com o traçado que se conhece hoje. Depois das obras de beneficiação, concluídas em 2013, o espaço de venda ficou dotado com equipamentos que garantem o cumprimento das mais exigentes normas de funcionamento, com um painel de mais de cinco mil azulejos com motivos referentes ao mar e ao campo, à cidade e à região e com várias figuras representativas das profissões relacionadas com o mercado e com as actividades que dentro dele se desenvolvem. A recuperação do valioso património azulejar do equipamento bem como as quatro estátuas decorativas alusivas a profissões do Mercado presentes na rua principal do mesmo foram financiadas por Hans-Peter Buehler e Marion Buehler Brockhaus, da Fundação Buehler-Brockaus.

Inês Antunes Malta/ O Setubalense

Share this post
Tags

Comments are closed.