“As gentes de Setúbal gostam de Fado”

Publicado a Julho 18, 2018 » 1338 Views» Cultura, Destaques, Últimas

A Feira de Sant’Iago, um dos maiores eventos a sul do país, começa este sábado. Da programação faz parte a atuação do artista Ricardo Ribeiro. Fadista português, que actua na cidade de Setúbal na próxima terça-feira, dia 24 de Julho, pelas 21h30.
“É uma alegria poder cantar pela primeira vez na Feira de Sant’Iago. Já cantei duas vezes no Fórum Municipal Luísa Todi mas na feira é a primeira vez”, começa por dizer o fadista a O Setubalense. “Temos um alinhamento baseado no meu mais recente disco ‘Hoje é assim, amanhã não sei’ e alguns temas de discos anteriores mas como o Fado é uma expressão que acontece quase de certeza que irei mudar o alinhamento na hora e creio também que o público vai ajudar nesse sentido”, adianta.
Ricardo Ribeiro é um fadista português, cuja maior referência na música é Fernando Maurício, nome maior do Fado que ainda chegou a conhecer. Frequentou aulas de guitarra clássica e formação musical com os professores José Carvalhinho, Manuel Soutulho e Lisete Teixeira, já recebeu vários prémios e cantou em várias partes do mundo.

As pessoas podem esperar Fado, emoção e verdade

Tem vários concertos marcados um pouco por toda a Europa, em Londres, Jordânia, Suécia, Finlândia e no México e a Feira de Sant’Iago faz parte dos palcos que pisará durante este ano: “irei levar a minha identidade artística. As pessoas podem esperar Fado, emoção e verdade”.
O artista, cujos interesses residem na área das artes e não só, tem Amália, Oum Khalthoum, Fernando Maurício, Gustav Mahler, Platão, Henri Poincaré, Teixeira de Pascoaes e Leonardo Da Vinci, entre outros, como principais fontes de inspiração. Entre a poesia, a filosofia, a música, a história e a matemática, Ricardo Ribeiro encontrou recentemente, há cerca de dois anos, o gosto pela prática do desporto, com o KickBoxing e o Boxe a conseguirem ajudar na perda de mais de quarenta quilos. “Fiquei um moço muito mais activo e bem disposto”, garante.
“O convite foi recebido com grande alegria e entusiasmo, porque muitos setubalenses através das redes sociais me perguntavam quando iria a Setúbal”, refere o artista que pisará o palco principal da Feira de Sant’Iago na próxima terça-feira, dia 24 de Julho, pelas 23h00. “Fiquei muito contente com este convite e os meus fãs de Setúbal também e as expectativas são altas porque as gentes de Setúbal gostam de Fado”, adianta.
No que diz respeito ao futuro, Ricardo Ribeiro confessa que anda “sempre a inventar e a desafiar-me a mim mesmo” e revela que “para além dos concertos que tenho agendados, estou a compor e a recolher repertório para um novo disco. Os planos são sempre viver e ser cada vez mais humano, com muita música e paz no coração”.

Inês Antunes Malta/ O Setubalense

Share this post
Tags

Comments are closed.