Associação de Dadores de Sangue espera solidariedade dos seixalenses

Publicado em Junho 13, 2017 » Destaques, Saúde, Sociedade, Últimas

Durante o mês de junho vão decorrer no concelho três campanhas para dádiva de sangue. O presidente da Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho do Seixal, José Pinto, estima “a participação dos mais 600 doadores ativos”. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal, juntas de freguesia e associativismo local.

Estas campanhas são direcionadas para doadores entre os 18 e os 65 anos, acompanhadas por técnicos do Instituto Português do Sangue, durante as manhãs de 15 de junho, na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense; 18 de junho, na Igreja Paroquial de Corroios; e 25 de junho, no Auditório do Mercado de Fernão Ferro.

Avaliando campanhas anteriores, José Pinto considera que existe um aumento de “cerca de 10% de participação”. Uma conquista “talvez devido à reposição da isenção de taxas moderadoras”. E refere que, “embora algumas pessoas encarem essa isenção como se estivéssemos a compensar uma dádiva, temos que analisar a situação de modo mais concreto”.

O presidente do núcleo do Seixal expõe que “um dador de sangue sai da sua casa ao fim de semana. Digamos que leva entre 30 minutos a uma hora a chegar ao local onde vai fazer doação. E ao chegar ao local espera pela sua vez para doar”.

Analisando, José Pinto considera que o “dador despende do seu próprio dinheiro para dar sangue”. A associação de dadores de sangue considera que, a reposição da isenção das taxas moderadoras é um modo de “diferenciar o dador que sai da sua zona de conforto para concretizar um bem social. Comparativamente ao não dador”.

O Seixalense/ZoomOnline

Partilhe este artigo
Tags

Comments are closed.