Aula de energia no camião da Repsol

Publicado em Março 31, 2016 » Educação, Últimas

O_Mundo_da_Energia_02Cerca de quinhentas pessoas já passaram pelo camião Fundação Repsol, com visitas gratuitas sobre energia, roadshow patente desde segunda-feira no Largo José Afonso, em Setúbal.

 “Vou dar-vos uma aula móvel de 50 minutos com conteúdos didáticos interativos em língua portuguesa”, esclareceu André Cruz, da Fundação Repsol, no início de uma visita de crianças realizada esta tarde ao “O Mundo da Energia. Sabia que…?”, mostra, a decorrer até amanhã em Setúbal, que transmite informação sobre o uso correto da energia.

A iniciativa, organizada pela Repsol, que pretende promover uma atitude responsável no uso da energia e fomentar o interesse pela ciência e investigação nesta área, percorre todas as capitais de distrito de Portugal continental e outras cidades do país.

O projeto, dinamizado localmente com o apoio da autarquia, destina-se principalmente a alunos dos 2.º e 3.º ciclos, embora esteja disponível a todos os públicos, que, a partir de 12 plasmas instalados no camião estacionado no Largo José Afonso, podem ver respondidas questões como “qual a importância da energia na vida de cada um?”.

As etapas do processo de cadeira energética e alguns mitos e curiosidades sobre o petróleo foram esclarecidos esta tarde a um grupo de 11 crianças, no roadshow, em sessão dada por André Cruz e Tiago Almeida, formadores da Fundação Repsol, com o auxílio de recursos multimédia.

“Devemos ter a responsabilidade, enquanto consumidores, de pensar nas gerações vindouras e utilizar corretamente a energia, quer no interior das nossas casas, quer no exterior”, advertiu André Cruz.

Durante a visita, as crianças descobriram as cinco cadeias energéticas – energia primária, tratamento, distribuição, energia utilizada e serviço obtido –, e tiveram ainda a oportunidade de conhecer nove amostras de combustíveis e lubrificantes, colocadas em pequenos frascos.

“Agora vamos assistir a um vídeo que mostra a importância da energia, os grandes desafios em termos de sustentabilidade das várias fontes energéticas e os processos de pesquisa, produção e distribuição dos derivados do petróleo”, esclareceu Tiago Almeida.

Após a visualização do filme, o grupo assistiu a uma apresentação, realizada numa maqueta gigante, sobre os diferentes processos de petróleo, acompanhada de música, luzes e vídeo.

No final da visita ao camião Fundação Repsol, foi dada uma explicação sobre o plástico, “o último derivado do petróleo”, por cientistas do Centro de Tecnologia Repsol, num painel de realidade aumentada.

O camião Fundação Repsol mantém-se amanhã em Setúbal, aberto ao público no horário das 08h30 às 18h30. A partir daqui ruma a Santiago do Cacém, a que se seguem Sines, Faro, Évora e Castelo Branco.

CMS/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever!

*