Bombeiros Sapadores recebem novos equipamentos

Publicado em Dezembro 29, 2014 » Segurança, Últimas

Apresentação_novas_viaturas_Sapadores_SetúbalA Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal apresentou esta manhã, no Largo José Afonso, novos veículos e contentores que conferem uma resposta mais ampla e de melhor qualidade na proteção e socorro da população.

A CBSS fez uma pequena demonstração pública da capacidade de intervenção de três viaturas adquiridas ao longo do segundo semestre, nomeadamente dos respetivos canhões de água e da grua que oferece maior manobrabilidade em situações, por exemplo, de movimentações de veículos sinistrados.

Os veículos e os contentores foram adquiridos no âmbito de uma candidatura comunitária liderada pela Câmara Municipal de Setúbal e que se traduziu num investimento global de 2 milhões, 662 mil e 457,78 euros. Essa candidatura foi promovida através do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional e enquadrada no Regulamento de Prevenção e Gestão de Riscos do Programa Operacional Temático Valorização do Território.

“Do ponto de vista tecnológico é um avanço muito significativo, inclusivamente ao nível do próprio País”, sublinhou a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, sobre os meios que apetrecham agora a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal.

O investimento, que para a autarca constitui “mais uma afirmação de Setúbal como capital de distrito”, inclui, numa perspetiva mais impressionante, a aquisição de um veículo plataforma, habitualmente conhecido por autoescada, dotado de um braço extensível até 45 metros e de cesto com capacidade até cinco pessoas.

Esta viatura, entre várias outras valências, está equipada com um canhão de água com capacidade de débito até 6 mil litros por minuto.

Na lista de novos veículos da CBSS encontra-se também um especial de combate a incêndios, que se destaca pelos tanques de água, com capacidade de nove mil litros, e de espumífero, com um volume de mil litros.

A terceira viatura destina-se ao socorro e à assistência especial e foi desenhada a pensar especialmente para atuar em cenários de acidentes de viação, pelo que dispõe de todo o equipamento fundamental para a extração de vítimas encarceradas em viaturas ligeiras e pesadas.

Em qualquer um dos três veículos é possível manobrar alguns dos equipamentos disponíveis tanto no interior como no exterior ou ainda a partir de controlo remoto.

A CBSS, no âmbito do investimento feito através a candidatura designada por “Resiliência Setúbal +”, reequipou um contentor de intervenção química que é o único com capacidade de intervenção em acidentes com matérias químicas na área territorial entre as regiões do Centro/Sul e do Algarve.

Uma nova aquisição foi um contentor de busca e resgate em espaços colapsados, equipamento que, sublinhou o comandante da CBSS, Paulo Lamego, pode servir tanto no espaço nacional, como no estrangeiro.

Paulo Lamego anunciou, ainda, que o esforço desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal no apetrechamento tecnológico dos Sapadores fica concluído “dentro de um ou dois meses, altura em que será apresentado um veículo de combate a incêndios florestais”.

O comandante assegurou, igualmente, que o pessoal da CBSS tem recebido formação contínua no âmbito dos equipamentos adquiridos, embora seja necessário preceder ao reforço do contingente dos sapadores sadinos.

Questão que também está assinalada pela Autarquia. Maria das Dores Meira adiantou que “está a ser preparada, para o final de 2015, princípio de 2016, uma nova recruta de bombeiros”.

A autarca salientou que a Câmara Municipal está quase a reunir as condições financeiras necessárias, “logo que fiquem liquidados vários investimentos realizados no âmbito do QREN, o que está para breve”.

Maria das Dores Meira garante que o que está em causa é apenas um reforço, em número, do corpo de sapadores e não da qualidade do atual contingente.

“Os nossos meios humanos são altamente qualificados e temos conseguido otimizar os recursos disponíveis através, por exemplo, do destacamento criado em Azeitão e do trabalho em conjunto desenvolvido com os Voluntários, que, embora não sejam profissionais, também têm um enorme valor”, frisou.

Na apresentação dos equipamentos realizada esta manhã marcaram presença, também, os vereadores André Martins e Carla Guerreiro, representantes de diferentes forças de segurança e vários populares.

CMS/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever!

*