Caminhada: prevenção contra o cancro da mama

Published On Outubro 12, 2017 » 384 Views» Destaques, Sociedade

Uma caminhada solidária de prevenção do cancro da mama, com cerca de três quilómetros, num percurso por ruas do centro histórico de Setúbal, realiza-se no dia 21, de manhã.

A iniciativa, organizada pelo Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o apoio da Câmara Municipal, insere-se na Onda Rosa, conjunto de atividades dinamizadas a nível nacional, entre 15 e 30 de outubro, com o objetivo de incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

“A caminhada solidária pretende alertar as mulheres para a importância de fazerem o autoexame e verificarem todos os meses como estão os seus seios”, sublinha Sofia Nogueira, dirigente do Grupo de Apoio de Setúbal, que ajuda cerca de 150 mulheres com cancro de mama.

Próteses, soutiens, mangas elásticas, cabeleiras, fisioterapia e drenagem linfática, bem como terapia são os apoios prestados, gratuitamente, às mulheres com carências económicas que procuram o grupo, sediado na Rua Gama Braga, n.º 8.

A caminhada de dia 21, com ponto de encontro às 10h00, no Mercado do Livramento, tem um percurso de cerca de três quilómetros, com passagem pela Avenida Luísa Todi, Rua Dr. António Joaquim Granjo, Largo do Corpo Santo, Rua Antão Girão, Largo da Misericórdia, Rua Dr. Paula Borba, Rua Álvaro Castelões, Largo da Ribeira Velha e Praça de Bocage.

A inscrição, facultativa, a decorrer até dia 19, tem o custo de 5 euros, que inclui a oferta de uma t-shirt, uma garrafa de água e uma peça de fruta, e deve ser feita através dos contactos telefónicos 300 506 105 e 912 005 109 ou do endereço de correio eletrónico grupoapoiosetubal@ligacontracancro.pt.

O kit de participante pode ser levantado antes da iniciativa, na sede do Grupo de Apoio de Setúbal, ou no próprio dia da caminhada, no secretariado que fica instalado junto do Mercado do Livramento, onde também ainda será possível efetuar inscrições de última hora.

Quem não optar pela inscrição paga pode fazer na mesma a caminhada, bastando para isso aparecer na iniciativa com uma peça de roupa cor de rosa.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama, no âmbito do Dia Mundial da Saúde da Mama.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

Em Portugal, a 30 de outubro assinala-se o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama, pelo que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve, desde 2015, o movimento Onda Rosa, com iniciativas solidárias e de sensibilização em vários pontos do país, entre os dias 15 e 30.

CMS/Zoomonline

Share this post
Tags

Comments are closed.