Capela do cemitério de Vendas de Azeitão recuperada

Publicado em Abril 17, 2017 » Cultura, Destaques, Últimas

A Junta de Freguesia recuperou a capela do cemitério de Vendas, dando resposta ao anseio da população que queria ver reabilitado o mais antigo local de culto daquela zona. O imóvel encerrado há alguns anos já recebe missas celebradas pelo padre das paróquias de Azeitão.

“A capela estava fechada porque não tinha condições de estar aberta nem de funcionamento”, disse a O Setubalense a presidente da Junta, adiantado que a recuperação foi feita a nível do interior e exterior, num investimento de sete mil euros da autarquia azeitonense.

Celestina Neves adianta que “a capela está aberta sempre que o pároco entender celebrar ali missa”. Lembrando que anteriormente era celebrada missa uma vez por semana, acredita “que será retomada essa função”. O imóvel destaca-se no cemitério pela sua imponência, ficando no final da rua principal de entrada.

Procedeu-se à sua pintura exterior, de cor branca, com barras laterais em cinzento escuro, mostrando a sua beleza e preservando a traça original, onde também se realçam três portas de cor preta. No interior, parte das paredes e o altar foram revestidos de um material a imitar pedra em contraste com a cor branca do tecto e restantes paredes, mostrando a sua real dimensão.

No altar, uma imagem de Nossa Senhora de Fátima colocado num nicho, tendo por cima um belo crucifixo, e uma bancada em mármore para o padre proceder às celebrações religiosas. Foram ainda colocadas cadeiras para as pessoas assistirem ao culto. Ainda no interior, foi requalificada a sala de apoio ao pároco, com a colocação de uma secretária e uma cadeira.

A capela mortuária, à entrada do cemitério, também foi requalificada, oferecendo agora condições para as famílias velarem os seus entes queridos. Numa parede, uma pintura com imagem do Papa João Paulo II, dá uma grande beleza ao espaço.

O Setubalense/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever!

*