Carnaval arrasta milhares até quarta

Publicado a Fevereiro 27, 2017 » 573 Views» Agenda, Cultura, Destaques, Sociedade, Últimas

Já vai a meio a quadra dos foliões que desde sexta-feira até ontem levou às ruas de todo o concelho milhares de crianças e adultos. O ponto forte no fim-de-semana teve por reis e rainhas as crianças que desfilaram por toda a cidade.

Pelas contas da autarquia, só na sexta-feira desfilaram pelas ruas da baixa mais de 1200 pequenos foliões em representação das escolas e dos jardins-de-infância sadinos; a que se juntaram as centenas de brincadeiras ao longo de sábado e domingo, tendo este último dia da semana representado uma data especial graças às animações oferecidas na Praça de Bocage. Desde palhaços a passatempos, muitas canções, música e concursos, toda a animação teve espaço na iniciativa desencadeada pela Câmara em parceria com as juntas de freguesia, as associações culturais e as colectividades.

Sevilhanas, cowboys, super-heróis, bruxas, fadas e futebolistas participaram no desfile da comunidade educativa, que sexta-feira iluminou a baixa citadina. Muitos dos trajes carnavalescos foram confeccionados nos próprios estabelecimentos de ensino, como os pasmadinhos, trajes típicos de diversos países, frutas e animais, alguns dos quais com recurso à reutilização de materiais. Um grupo da Academia de Teatro e Artes de Setúbal (ACTAS) e alunos do curso de Animação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, vestidos de palhaços e envergando outros disfarces, animaram as crianças ao longo do desfile, bem como um grupo de tambores da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

Todos os participantes foram contemplados com uma entrada para o Cinema Charlot, mas antes assistiram a uma animação de palco concebida pela ACTAS especialmente para a festa de Carnaval da comunidade educativa.

No final, e com a presença da presidente da Câmara e do presidente da União das Freguesias, foram anunciados os três melhores grupos de participantes: O Sonho, composta pelas valências Pirilampo, O Sonho e O Ninho, cujas crianças envergavam os trajes dos Pasmadinhos de Setúbal, como a Lavadeira de Azeitão, o Frade Arrábido, a Maria Baía e o Descarregador de Peixe; O Infantário O Escorrega, com o tema “O Mundo”, com roupas características de diversos países, entre os quais Portugal, China e Brasil, ficou no segundo posto; sendo o terceiro lugar ocupado pelo Jardim de Infância O Girassol, que se inspirou na comida saudável.
Até quarta-feira, muito ainda há para ver e sentir no Carnaval de Setúbal, pelo que indica o programa deste ano que dá ênfase aos bailes nas colectividades e guarda, também, especial carinho pelas actividades dos mais pequenos. Assim, terça-feira, regressa a animação à Praça de Bocage, com concursos, sessões fotográficas, mágicos e jogos, para além de música e dança. Para o meio da tarde está guardado um desfile carnavalesco, em Santo Ovídeo. Quarta-feira está reservada para o tradicional Enterro do Bacalhau, às 21h00 e 21h30, respectivamente, a partir do Grupo Desportivo da Fonte Nova e do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.

O Setubalense/Zoomonline

Share this post
Tags

Deixe uma resposta