Cerimónia aviva memória e obra de Sebastião da Gama

Publicado a Abril 9, 2018 » 498 Views» Agenda, Cultura, Destaques, Sociedade, Últimas

O 94.º aniversário do nascimento de Sebastião da Gama, a comemorar-se amanhã, dia 10 de Abril, é assinalado com um programa que evoca a memória e a obra do poeta azeitonense.

Numa parceria da Câmara Municipal de Setúbal com a Junta de Freguesia de Azeitão, a Associação Cultural Sebastião da Gama e a Casa da Poesia de Setúbal, as actividades começam pelas 10h00, uma cerimónia de deposição de flores na estátua erguida ao poeta, na Praça da República, em Vila Nogueira de Azeitão, a que se segue, às 10h30, uma romagem ao cemitério, momento que inclui a leitura de poemas da autoria de Sebastião da Gama.

Mais tarde, no próximo dia 21, a Biblioteca de Azeitão recebe, a partir das 18h00, a cerimónia de entrega do Prémio Sebastião da Gama.

Recorde-se que Sebastião Artur Cardoso da Gama nasceu a 10 de abril de 1924, em Vila Nogueira de Azeitão, tendo completado a licenciatura em Filologia Românica em 1947 na Faculdade de Letras de Lisboa. “Serra-Mãe”, de 1945, foi a primeira obra do poeta editada em vida, seguindo-se “Cabo da Boa Esperança”, de 1947, e “Campo Aberto”, 1951. No dia 7 de fevereiro de 1952, Sebastião da Gama morre, com apenas 27 anos, vítima de tuberculose renal, doença que sofria desde a sua adolescência.

O Setubalense/ZoomOnline

Share this post
Tags

Comments are closed.