Chaimite irá assinalar o 25 de Abril no Pinhal Novo

Publicado em Abril 19, 2017 » 25 de abril, Agenda, Cultura, Destaques, Sociedade, Últimas

Os 43 anos do 25 de Abril vão ser assinalados de forma “especial” no Pinhal Novo. A praceta da Rua Infante D. Henrique vai receber uma viatura militar chaimite V-200, símbolo da revolução 1974, que resulta de uma parceria entre a Câmara de Palmela e oExército Português.

O chaimite V-200 é uma das viaturas que faz parte da história do 25 de Abril, quando o capitão Salgueiro saiu de Santarém para ocupar os ministérios do Terreiro do Paço e o quartel da Guarda Nacional Republicana, no Carmo. O chaimite foi também usado por Salgueiro Maia para transportar Marcelo Caetano, presidente do Conselho de Ministros, na rendição, que marcou o fim do Estado Novo, ao Movimento dos Capitães.

A viatura auto-blindada começou a ser fabricada no ano de 1966, em Portugal, com capacidade para 11 pessoas, destinava-se ao transporte de tropas. Nos anos 90 as viaturas militares estiveram nas guerras do Kosovo e na Bósnia.

O lado sul da vila de Pinhal Novo passa a ter uma viatura militar igual à que se encontra no Museu do Combatente, em Belém.

O Setubalense/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever!

*