Ciclo masterclasses pelo cineasta Lauro António

Publicado em Janeiro 28, 2016 » Agenda, Cultura

Forum Luisa TodiO ciclo de masterclasses pelo cineasta e crítico Lauro António, sobre “A Atriz, Arte e Sedução”, continua ao longo de fevereiro, com sessões gratuitas, às segundas-feiras à noite, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal.

As sessões, sempre com início às 21h30m, começam logo no dia 1 com o filme “Lírio Quebrado”, de D. W. Griffith. O clássico de 1919, com interpretações de Lillian Gish, Richard Barthelmess e Donald Crisp, conta a história de uma jovem, num mundo em decadência, que sofre abusos físicos por parte do pai e encontra conforto num imigrante chinês.

Já “A Caixa de Pandora” é aberta no dia 8. O policial de G. W. Pabst, de 1924, acompanha a história de uma mulher que mata o marido e tenta sair do país de modo a escapar ao encarceramento. O filme, considerado por muitos historiadores da sétima arte como o primeiro clássico a incluir uma personagem lésbica, tem interpretações de Louise Brooks, Fritz Kortner e Francis Lederer.

“Sylvia Scarlet” passa no dia 15 no Luísa Todi. O clássico de 1935, realizado por George Cukor, tem as participações de Katharine Hepburn, Cary Grant e Brian Aherne. A comédia relata a história de uma jovem que sonha com uma vida chique e elegante e que acaba por fazer-se passar por alguém que não é quando conhece uma pessoa especial durante uma festa.

“Rainha Cristina” é o filme em destaque no dia 22, com a atriz Greta Garbo a assumir o papel da rainha da Suécia no século XVII. A protagonista é obrigada a casar com o rei de França, mas apaixona-se por um diplomata espanhol, dando origem a um confronto entre nações e religiões. O drama biográfico foi realizado por Rouben Mamoulian, em 1933, e conta com interpretações de John Gilbert e Ian Keith.

“Ritmo Louco” é o filme exibido na última sessão de fevereiro, a 29, da Lauro António Masterclass. O clássico de George Stevens, de 1936, com interpretações de Fred Astaire, Ginger Rogers e Victor Moore, é uma comédia que acompanha um artista que, depois de viajar até Nova Iorque para conseguir dinheiro para si e para a noiva, acaba por se apaixonar por uma aspirante a dançarina.

CMS/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Deixe uma resposta