Clube de Leitura de Verão

Publicado a Junho 30, 2016 » 590 Views» Cultura, Destaques

Clube_Leitura_Verão_01A promoção do livro e da leitura, de um modo divertido e pedagógico, é estimulada durante as férias escolares no Clube de Leitura de Verão, iniciativa gratuita a decorrer até dia 28 de julho na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

“Bom dia…”, cumprimenta Manuel, um dos jovens que voltam frequentar a atividade, dinamizada pela Câmara Municipal de Setúbal, de ocupação de tempos livres das crianças e dos jovens, enquanto pousa, descontraidamente, o capacete da bicicleta no chão de uma das salas da biblioteca.

Acordaram cedo. Às dez da manhã, os membros do “clube” já estão todos naquela que se tornou a segunda casa durante as férias do verão. Duas técnicas da autarquia recebem-nos no sentido de dar apoio. O estado de espírito é de despreocupação. Já não há testes, exames escolares, livros, cadernos.

O Clube de Leitura de Verão tem um total de 39 inscritos, com atividades às segundas e quartas-feiras, das 10h00 às 12h00, para crianças dos 8 aos 11 anos, e às terças e quintas, igualmente de manhã, para jovens dos 12 aos 17.

Além de garantir uma participação ativa e dinâmica dos jovens, o projeto, de incentivo da leitura e de divulgação da Biblioteca Pública de Setúbal enquanto espaço lúdico e pedagógico, envolve a leitura de livros e a realização de trabalhos a partir dos mesmos, como escrita criativa, dramatizações, jogos didáticos, oficinas de expressão, encontros com autores, concursos e passatempos.

A folha de presença roda por todos. Não há nenhuma falta. “Meninos, organizem-se em grupos de quatro ou cinco”, pedem as animadoras Ana Sofia Marques e Mónica Sousa.

O desafio de hoje é serem criativos na escrita de uma coleção de textos sobre um dia numa escola de artes para ser apresentada a 28 de julho, no encerramento do Clube de Leitura de Verão.

Nessa data, os alunos têm ainda a oportunidade de apresentar um trabalho a Margarida Fonseca Santos sobre as obras da autora “Será que tudo me acontece por acaso?”, “O Primeiro Ano de uma Escola Fantástica”, “O Segundo Ano da Nossa Escola Fantástica”, “Manuel Resiste à Tempestade” e “Família Machado, uma Equipa Fantástica”, num encontro que conta ainda com a participação do escritor Adérito Vilar.

“Já há ideias para o dia numa escola de artes?”, pergunta uma das técnicas municipais ao grupo do João, do Pedro Afonso, do Dinis e do Rodrigo. A resposta é negativa, porque, visualmente, são muitas as ideias a borbulhar na cabeça de cada um dos membros daquela equipa.

O grupo da Filipa, da Débora e da Catarina é o mais ruidoso. Não pelas três raparigas, que se apresentam bastante pensativas e quietas. A “culpa” é do Bernardo, o mais novo do grupo de hoje. “Fica sossegado um bocado”, pede uma colega. Mas a energia e originalidade de ideias são tantas que se torna “impossível”.

O programa da vigésima edição do Clube de Leitura de Verão inclui ainda a dinamização de atividades no exterior, às sextas-feiras, destinadas a todos os participantes, com visitas, entre as 09h30 e as 12h00, a locais de interesse histórico, lúdico e cultural.

CMS/Zoomonline

 

 

Share this post
Tags

Deixe uma resposta