Comemorações da elevação de Setúbal a cidade

Publicado em Abril 20, 2017 » Cultura, Destaques, Sociedade, Últimas

As comemorações do 157.º aniversário da elevação de Setúbal a cidade tiveram lugar na manhã de ontem com a cerimónia do hastear da bandeira e uma visita guiada aos Paços do Concelho.

Após o hastear da bandeira do município em frente dos Paços do Concelho, cerimónia protocolar que contou com a participação do Executivo municipal, de convidados e de populares, houve um Moscatel de Honra no interior do edifício.

 As comemorações prosseguiram com uma visita, integrada na iniciativa “Paços do Concelho de Portas Abertas”, num percurso guiado por Madalena Correia, do Serviço Municipal de Bibliotecas e Museus, da autarquia, que começou com uma pequena abordagem histórica sobre o edifício e o local onde está situado desde 1533, a Praça de Bocage.

O grupo iniciou a visita na Sala do Município e seguiu num percurso pelos serviços de atendimento e de contraordenações e execução fiscal, de tesouraria, de contabilidade e de compras, que funcionam no piso térreo dos Paços do Concelho.

Ainda no rés do chão, os participantes tiveram oportunidade de conhecer as instalações do Serviço Municipal de Comunicação e Imagem.

Numa segunda fase da visita, no primeiro piso, o grupo tomou contacto com os serviços de apoio aos órgãos municipais e conheceu o gabinete de trabalho da presidente da Câmara Municipal de Setúbal. O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi apresentado aos visitantes como a sala mais importante do edifício, bem como foi explicado o significado histórico do tríptico de Luciano Santos, quadro patente numa das paredes.

 Este ano as comemorações não se cingiram apenas aos Paços do Concelho, tendo sido inaugurada às 12h00, na Casa da Baía, a exposição “Entre Nós”, a segunda mostra coletiva de artes plásticas dos trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal.

Para a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, que marcou presença na inauguração juntamente com os restantes membros do Executivo, trata-se de “mais uma iniciativa de sucesso para promover os talentos da autarquia”. A edil congratula os artistas que contribuíram com trabalhos para a exposição e incentiva todos os funcionários municipais “a mostrarem às outras pessoas que têm outras vertentes, além de trabalharem na Câmara”.

No período da tarde, as comemorações da elevação de Setúbal a cidade continuaram com o investigador Diogo Ferreira a conduzir a palestra “Setubalenses Esquecidos – Contributo para a sua Memória”, às 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa organização em parceria com a Universidade Sénior de Setúbal.

CMS/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta