Comemorações do 263.º aniversário da cantora lírica Luísa Todi

Publicado em Dezembro 30, 2015 » Agenda, Cultura

Comemoracao Luisa Todi #2Os 263 anos do nascimento da cantora lírica Luísa Todi, a 9 de janeiro, são celebrados com um programa promovido pela Câmara Municipal de Setúbal que inclui música e uma cerimónia evocativa.

O evento comemorativo, organizado em conjunto com a Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi e a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, promove no dia 9, às 10h00, a tradicional cerimónia de deposição de flores na glorieta erigida à cantora setubalense, localizada na Avenida Luísa Todi.

No mesmo dia, às 21h30m, há um concerto pelo Coro Feminino TuttiEncantus, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, de entrada gratuita.

O programa comemorativo do 263.º aniversário de Luísa Todi conta ainda, no dia 8, às 21h30m, com um concerto lírico com a soprano Ana Luísa Cardoso, do Teatro Nacional de São Carlos, acompanhada ao piano, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, com bilhetes a dois euros, evento organizado numa parceria entre a Autarquia e a Derivastatus.

Luísa Rosa de Aguiar, nome de solteira, nasceu em Setúbal, na atual Rua da Brasileira, no Bairro do Troino, a 9 de janeiro de 1753, estreando-se no mundo do espetáculo como atriz, em Lisboa, cidade para onde foi viver com os pais.

Após conhecer Francesco Saverio Todi, violinista de origem italiana, com quem veio a casar com apenas 16 anos, encetou uma carreira que a tornou a maior cantora lírica portuguesa de sempre, alcançando êxitos nas principais salas europeias, em Londres, Paris, Berlim, Turim, Varsóvia, Veneza, Viena e São Petersburgo.

Luísa Todi faleceu em Lisboa, a 1 de outubro de 1833, com 80 anos, cega, devido a uma doença que tinha desde nova.

CMS/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Deixe uma resposta