Concurso de Doçaria mobiliza dezena e meia de participantes

Publicado em Julho 3, 2017 » Destaques, Sociedade, Últimas

Quinze participantes aderiram ao Concurso de Doçaria de Palmela, para que o júri escolhesse o melhor doce de colher, o doce de fatia e o doce seco ou biscoitos.

O júri presidido por Emílio Rosa, da Escola de Hotelaria de Turismo do Estoril, incluiu Io Appolloni (especialista em doçaria), Anabela Rito (em representação da Junta de Freguesia de Palmela), Paula Magalhães (em representação da Câmara) e Fátima Santos (Entidade Regional de Turismo de Lisboa) provou e votou nos melhores doces.

As participantes receberam certificados de participação tendo o “Doce Cabritinha” e a Bolacha de Menta sido contemplados com menções honrosas.
Os doces vencedores em cada uma das três vertentes foram: Doce de colher: Pudim de Ovos com natas e nozes, de Maria Emília Oliveira, Doce de Fatia: “Os Carolinos” de Maria da Luz Silva e Doce Seco: Fogaça de Palmela, de Isabel Lopes. Lourdes Magalhães foi a vencedora absoluta com o doce de Figo inteiro em calda.

Luís Miguel Calha, vereador do Turismo, começou por destacar “foi uma manhã muito doce”, numa iniciativa que “visa promover a nossa herança e património cultural”. O autarca considerou “ser muito importante que os nossos restaurantes e hotéis valorizem a gastronomia local e incentivem os chefes de cozinha a consumirem o que é nosso”.

Para o vereador “existe um casamento feliz entre a gastronomia e o turismo com iniciativas que contribuem para inovar e valorizar a nossa identidade cultural”. O crescimento do turismo, destaca, “atraiu clientes do concelho, da região, do país e do estrangeiro”. Luís Calha terminou referindo “são todas vencedoras pois contribuíram para promover a nossa doçaria”. A representante da Freguesia de Palmela, Anabela Rito considerou “um orgulho para a Junta receber a iniciativa da doçaria e o atelier da fogaça, nesta espaço verdadeiramente do cidadão e dos fregueses de Palmela”.

O Setubalense/ZoomOnline

Partilhe este artigo
Tags

Comments are closed.