Concurso “A Europa que Queremos Ser”: vencedores visitam Setúbal

Publicado em Setembro 12, 2017 » Cultura

Um grupo de jovens vencedores do concurso “A Europa Que Queremos Ser”, realizado no âmbito de um projeto que engloba quatro municípios europeus, incluindo Setúbal, visitaram o concelho no final de agosto.

 O concurso recebeu trabalhos inspirados nos valores da União Europeia nas áreas de fotografia, vídeo, ensaio, prosa, poesia e desenho de crianças e jovens dos quatro concelhos envolvidos no projeto “Europa do Futuro – Multifacetada e Unificada”, Setúbal, em Portugal, Aksakovo, na Bulgária, Igualada, em Espanha, e Nughedu Santa Vittoria, Itália.

Os vencedores receberam como prémio, nomeadamente, uma viagem à escolha para ficarem a conhecer melhor um dos municípios envolvidos no projeto, razão que levou seis jovens búlgaros, espanhóis e italianos, com idades entre os 13 e os 17 anos, a optarem por Setúbal.

A comitiva que se deslocou a Setúbal participou num conjunto de atividades que incluíram visitas guiadas ao Mercado do Livramento, à Baixa da cidade, ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, à Galeria Municipal do 11 e ao Forte de São Filipe.

Os jovens ficaram também a conhecer os Paços do Concelho, onde foram recebidos pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, numa cerimónia de boas-vindas.

As atividades contemplaram, ainda, um passeio no rio Sado a bordo da embarcação municipal Maravilha do Sado, uma atividade de paddle no Parque Urbano de Albarquel e visitas ao Oceanário de Lisboa e à Piscina das Manteigadas.

O projeto comunitário intermunicipal “A Europa do Futuro – Multifacetada e Unificada”, resultante de candidatura a apoios comunitários, integralmente financiada pela União Europeia no âmbito do programa “Europa para os Cidadãos”, envolveu, além das quatro cidades, a empresa Bio Network Association.

Um dos objetivos foi canalizar recursos e conhecimentos do poder local em benefício do desenvolvimento europeu, além de incentivar a proximidade e participação cidadã ao nível da União Europeia.

O projeto, que promoveu o concurso “A Europa Que Queremos Ser”, desenvolveu diversas iniciativas, nomeadamente encontros temáticos nos quatro municípios envolvidos, um dos quais decorreu em Setúbal em abril de 2016.

CMS/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Comments are closed.