“Conversas de Ponta” na Casa da Cultura

Publicado em Outubro 13, 2017 » Agenda, Cultura, Destaques, Últimas

A partir de dia 14 de Outubro, a Casa da Cultura, em Setúbal, vai receber as “Conversas de Ponta”, um ciclo de debates que se propõe lançar a discussão sobre temas tão diversos como a teoria da relatividade, os paradoxos matemáticos, as vacinas, as fronteiras da arte e a inteligência artificial, a sexualidade na antiguidade clássica ou a justiça ambiental.

A iniciativa conta com a participação de artistas, escritores, professores e cientistas. Alexandra Lopes, Alexandra Sousa, António Galrinho, Carla Gomes, Fayaz Bahadurali, Fernando Alpiarça, João Paulo Maia, Mónica Pina e Pedro Lima são alguns dos nomes que darão corpo a esta série de eventos.

O objetivo dos debates, abertos à participação de todos os interessados, é estimular a reflexão e o pensamento crítico em áreas ‘de ponta’ com implicações sociais profundas, que têm passado por mudanças rápidas ao longo das últimas décadas.

A primeira conferência, dedicada ao tema da “Literatura e Ética”, conta com a participação de Alexandra Lopes e a moderação de João Paulo Maia, e terá lugar no dia 14 de Outubro (15h00). Alexandra Lopes – licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (FL-ULisboa) e Mestre em Estudos Portugueses (FCSH-UNL) – dedica-se à investigação e ao ensino da literatura. Nesta primeira “conversa de ponta”, intitulada “Propaganda, autoconvencimento e outras malevolências discursivas”, a análise de um conto de Rui Zink, “Amanhã chegam as águas”, é o mote para uma reflexão sobre polémicas mediáticas e as diversas formas de propaganda que estas projetam, incluindo as mais subtis.

Segue-se, a 16 de Dezembro, João Paulo Maia, que nos desafia a refletir sobre os limites éticos da liberdade de expressão, na era da internet e dos media sociais. A partir do próximo ano, as “Conversas de Ponta” vão realizar-se todos os meses, estando previsto que o ciclo se prolongue até ao Verão de 2018.

O Setubalense/ZoomOnline

Partilhe este artigo
Tags

Comments are closed.