Coral Luísa Todi com novo fôlego aos 56 anos

Publicado em Outubro 23, 2017 » Agenda, Cultura, Destaques, Últimas

Fundado em 1961, o Coral Luísa Todi comemora este ano o seu 56ºaniversário, com o Coral Adulto, o Coral Infantil Luísa Todi e o Conservatório de Artes a conseguir, em conjunto, uma nova dinâmica. O ex-libris cultural da cidade de Setúbal prepara-se para estrear a sua nova grande produção, em Dezembro, no Fórum Municipal Luísa Todi, e já tem agenda preenchida até ao próximo ano.

“Somos uma história de sucesso. O Coral Luísa Todi tem actuado em Setúbal, por todo o país, e também no estrangeiro, e tem sido de facto um ex-libris cultural da cidade de Setúbal. Somos uma casa grande com muito movimento, muita actividade, e uma instituição conhecida e reconhecida fora daqui”, começa por dizer Luís Filipe Fernandes, presidente do Coral Luísa Todi.

Na próxima quarta-feira, dia 25 de Outubro, completam-se 56 anos sobre a fundação do Coral Luísa Todi, por dois setubalenses, a professora Maria Adelaide Rosado Pinto e Aurélio Fernandes, pai de Luís Filipe Fernandes, actual presidente do Coral, a quem se juntou depois o primeiro maestro, Américo Vieira. O primeiro concerto deu-se depois, em 1963. Actualmente, o Coral Luísa Todi conta com 50 coralistas empenhados em continuar a história de sucesso. Para além do coro, a instituição conta agora com outras actividades. O Conservatório de Artes é uma das apostas, cm aulas de instrumentos e de canto, bem como o relançamento do Coral Infantil Luísa Todi. “Posso ainda acrescentar que temos uma agenda muito preenchida, já com concertos até Dezembro de 2018, o que é muito bom”, refere. “Até lá, preparamo-nos para estrear a nossa grande produção, Rock In Coro, que é uma adaptação para coro misto a quatro vozes de temas rock, dos Queen, Pink Floyd e Xutos e Pontapés, mas adaptados para coros, com orquestra de cordas e uma banda rock. O ano passado esgotou, espero que este ano aconteça também”, adianta Luís Fernandes sobre o espectáculo de 20 de dezembro, no Fórum Municipal Luísa Todi, já com bilhetes à venda.

Coral Luísa Todi soma e segue aos 56 anos
A fase positiva que o coro atravessa manifesta-se também na sua agenda recheada. Com concertos agendados já para 2018, o Coral Luísa Todi tem ainda uma agenda sobrecarregada em outras vertentes da sua actividade. Esta quarta-feira, dia do aniversário, pelas 21h00, terá lugar na sua sede a Sessão Solene comemorativa do 56º Aniversário da Fundação do Coral Luísa Todi, onde o tenor Carlos Guilherme, figura maior do nosso canto lírico e com uma ligação com mais de três décadas e de grande amizade ao Coral Luísa Todi, será o orador convidado. O Coral Luísa Todi fará também uma pequena actuação durante a sessão, que terá entrada livre. “Será um prazer ter o Carlos Guilherme cá, que vem falar da sua relação com o Coral, destes 35 anos de ligação”, refere o presidente.

No que diz respeito aos projectos que o Coral tem de momento em mãos importa também referir que António Chaínho, o Mestre da Guitarra Portuguesa, assumiu a coordenação da Classe de Guitarra Portuguesa no Conservatório de Artes do Coral Luísa Todi. As aulas, com início hoje, têm abertas as inscrições para os que já gostam e tocam mas queiram aprender mais com o Mestre, e também para aqueles que queiram iniciar-se na aprendizagem da Guitarra Portuguesa. A aprendizagem deste instrumento, intimamente ligado à nossa cultura, com a coordenação de um dos seus maiores mestres, vai permitir relançar a Classe de Guitarra Portuguesa no Conservatório de Artes do Coral Luísa Todi e abrir a porta para a aprendizagem de outras vertentes ligadas ao Fado, nomeadamente a viola de fado e a voz. Entretanto, continuam também a decorrer os ensaios do renovado Coral Infantil Luísa Todi, sob orientação do maestro Fernando Malão, que se encontra aberto a inscrições para participantes entre os 6 e os 14 anos que queiram abraçar este projecto, com ensaios às sextas-feiras, das 19h00 às 20h00, na Sede do Coral.

No dia 29 deste mês, o Coral Luísa Todi vai cantar a Vila Nova de Santo André e no dia 31 estará presente num concerto de homenagem à professora Maria Adelaide Rosado Pinto, fundadora, no Fórum Municipal Luísa Todi, no qual “teremos muito gosto em estar presentes naturalmente”.

O Setubalense/ZoomOnline

Partilhe este artigo
Tags

Comments are closed.