Desemprego em Fevereiro 2015

Publicado em Março 31, 2015 » Economia, Últimas

CMSetúbal panoramicaEm Fevereiro de 2015, a taxa de desemprego no Distrito de Setúbal registou um valor de 16,5%, sendo 60.302 os desempregados inscritos nos Centros de Emprego do distrito.

Em relação ao mês anterior a percentagem da taxa de desemprego diminuiu 0,1 décimas, mas continua a tendência do seu aumento face aos últimos meses de 2014.

O desemprego feminino representava 52,6% do desemprego, sendo de 20,5 a percentagem dos desempregados com idade superior a 55 anos e de 44,1 a percentagem dos desempregados de longa duração.

Os jovens, até aos 25 anos de idade representavam 11,1 por cento do desemprego e os desempregados com formação académica superior representavam 11,7%.

Em relação ao mês anterior verificou-se um aumento da percentagem do desemprego dos desempregados jovens e dos com habilitações académicas superiores.

A tendência de aumento do desemprego que se está a verificar no início deste ano, deita por terra as afirmações do governo do PSD/CDS quanto à sua melhoria, que objectivamente era uma situação conjuntural a par da utilização dos desempregados como mão-de-obra barata, quer com os chamados “estágios profissionais” quer como os programas de “emprego-inserção”.

A necessidade da ruptura com a política deste governo e a construção de uma alternativa de esquerda e soberana que faça sair o país do caminho do desastre é cada vez mais um imperativo nacional.

A Comissão Executiva da USS/CGTP-IN

Partilhe este artigo
Tags

Deixe uma resposta