Desemprego no Seixal cai pela primeira vez este ano

Publicado a Maio 23, 2017 » 483 Views» Destaques, Últimas

O IEFP do Seixal registou uma diminuição do número de desempregados entre fevereiro e março, sendo esta a primeira baixa do volume de inscritos no centro de desemprego desde o início do ano. O Seixal perdeu 421 inscritos e Almada 170.

Nas estatísticas lançadas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, no seu website, verifica-se que o Seixal possuía no final de fevereiro 6 988 desempregados inscritos no centro de emprego, enquanto em março eram 6 567.  O Centro de Emprego do Seixal, que acolhe desempregados de Seixal e Almada, conseguiu no espaço dum mês, – março passado –, colocar no mercado laboral 167 pessoas que estavam desempregadas, 87 das quais pertencentes ao concelho do Seixal e 80 almadenses, número bastante acima das colocações no mês anterior, quando 41 desempregados seixalenses e 21 almadenses entraram no mercado laboral por via dos serviços do centro de emprego.

Um dos fatores alarmantes que preconizam as poucas capacidades dos desempregados em conseguir um posto de trabalho é o nível de escolaridade. Dos 6 567 desempregados no Seixal inscritos, apenas um terço (2 900) tem o ensino secundário ou superior. No que diz respeito à procura do primeiro emprego, no final de março, 499 seixalenses permaneciam à espera duma oportunidade. Este número diminuiu face ao mês anterior, uma vez que estavam, nessa altura 548 pessoas nesta situação, o que continua a refletir a dificuldade que os principalmente os jovens sentem em encontrar ofício pela primeira vez.

Em relação ao número de desempregados inscritos há mais de um ano, houve uma diminuição se comparados os números de fevereiro com março. Seixal contava com 2 869 inscritos há mais de um ano em fevereiro, pelo que um mês depois passou a possuir 2 733. No tópico dos géneros, as mulheres seixalenses continuam a superar os homens no desemprego, isto apesar de o fosso ter diminuído, 3 149 homens e 3 839 mulheres inscritas, ao passo que em fevereiro eram 3 642 mulheres e 2 925 homens desempregados inscritos no centro de emprego.

No que diz respeito à faixa etária, aqueles com entre os 35 e 55 anos são os mais afetados pelo flagelo que é o desemprego no concelho seixalense. Em março, Seixal contava com 3 054 pessoas entre estas idades inscritas no centro de emprego enquanto no mês anterior eram 3 227.

O Seixalense/ZoomOnline

Share this post
Tags

Deixe uma resposta