Dia da Vila de Canha

Publicado a Fevereiro 10, 2015 » 696 Views» Sociedade

museu canhaA Vila de Canha assinala os 843 anos do seu primeiro Foral com uma sessão comemorativa de homenagem e exaltação da Vila e da sua população, no próximo dia 14 de fevereiro, a partir das 16h00m, no Salão da Santa Casa da Misericórdia de Canha.

Para além dos discursos das entidades oficiais, o Dia da Vila de Canha contará com a atuação da Banda Filarmónica da Escola de Música da Casa do Povo de Canha e com a exibição de um documentário alusivo à Vila.

À noite, no Salão da Santa Casa da Misericórdia de Canha, haverá, ainda, a atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de São Sebastião de Canha e um baile.

O Dia da Vila de Canha é organizado pela Comissão Comemorativa do Dia da Vila de Canha, com o apoio da Junta de Freguesia de Canha, da Casa do Povo, dos Bombeiros Voluntários de Canha, da Santa Casa da Misericórdia de Canha e da Guarda Nacional Republicana.

A Freguesia de Canha é a mais antiga localidade do concelho do Montijo. A sua primeira Carta de Foral foi outorgada em 1172 por D. Afonso Henriques, da qual só há menções no seu segundo foral de 1186, de D. Paio Peres Rodrigues. Possuiu autonomia administrativa enquanto sede de concelho do mesmo nome até 1838, data em que passou a fazer parte do concelho de Aldeia Galega, atualmente Montijo.

CMMontijo/Zoomonline

Share this post
Tags

Deixe uma resposta