Dia Mundial do Coração

Publicado em Setembro 29, 2017 » Saúde, Últimas

Rastreios e informações sobre fatores de risco e hábitos saudáveis integraram uma ação de sensibilização no âmbito do Dia Mundial do Coração, realizada esta manhã, no Mercado do Livramento, em Setúbal, com mais de centena e meia de atendimentos.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade – PA ACES Arrábida e com o apoio da Fundação Portuguesa de Cardiologia, teve como mote o lema “Cuide do seu Coração” e despertou a atenção dos setubalenses.

Ao longo da manhã, os utentes que aderiram à ação dinamizada no âmbito do projeto municipal Setúbal Saudável realizaram, em poucos minutos, com os profissionais de saúde, um check up gratuito à condição cardiovascular, rastreios feitos a perto de uma centena de pessoas que incluiu avaliações ao risco de diabetes, obesidade e colesterol.

Medições da tensão arterial e dos níveis de açúcar no sangue, peso e altura fizeram parte do circuito de prevenção de doenças cardiovasculares, ação que contou com a participação de quatro enfermeiras e que recebeu doentes cardíacos e pessoas em risco e saudáveis.

Mais do que rastreios, a iniciativa serviu para transmitir informações sobre os diversos fatores e comportamentos de risco das doenças cardiovasculares e para fomentar a adoção de comportamentos saudáveis, nomeadamente ao nível da alimentação e da prática desportiva.

A realização de pequenas refeições, no mínimo cinco vezes ao dia, com vegetais, legumes e fruta e a ingestão de água ao longo do dia são algumas das recomendações alimentares, enquanto ao nível da prática desportiva é aconselhado trinta minutos diários de atividade física moderada.

Além desta iniciativa, no âmbito do Dia Mundial do Coração, assinalado hoje, o projeto Setúbal Saudável dinamizou, na quarta-feira, igualmente no Mercado do Livramento, uma ação de sensibilização e de promoção de hábitos saudáveis semelhante, neste caso por ocasião do Dia Europeu do Ex-Fumador.

CMS/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Comments are closed.