Distrito de Setúbal com risco “muito alto” de radiação UV

Publicado em Maio 31, 2014 » Saúde, Segurança

Arriba_e_a_praia JFCCTodo o país apresenta hoje um risco “alto” e “muito alto” de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou 12 distritos do país sob risco “muito alto” de exposição aos raios UV, nomeadamente Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Estes distritos apresentam índices de UV de níveis oito, numa escala que vai até ao 11, o que leva o IPMA a aconselhar o uso de óculos com filtro ultravioleta, chapéu e protetor solar e ainda a evitar a exposição das crianças ao sol.

Os restantes distritos de Portugal continental e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira apresentam níveis altos de radiações UV.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, adverte o IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje em Portugal continental céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente a nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro durante a tarde.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral oeste em especial durante a tarde e nas terras altas.

Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do litoral. As temperaturas máximas previstas para hoje são de 24 graus centígrados em Lisboa.

Lusa/Zoom online

Foto: JFCC

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever!

*