Eleições Legislativas 2015 – Obrigado Barreiro

Publicado em Outubro 27, 2015 » Opinião, Política

Costa no BarreiroNo passado dia 4 de Outubro, realizaram-se as eleições legislativas de onde resultou uma maioria parlamentar de esquerda, correspondente à vontade inequívoca do povo em alterar o rumo da governação em Portugal.

As últimas semanas têm sido marcadas por intensos diálogos, entre todos os partidos com assento parlamentar, que representam uma evolução positiva que marcará para sempre a nossa democracia e que atestam a maturidade democrática das forças políticas portuguesas.

No distrito de Setúbal, em contraciclo com a tendência nacional, o PS alcançou uma das suas melhores votações, vencendo em todos os concelhos e elegendo 7 deputados de uma lista que incluía três cidadãos barreirenses – Eduardo Cabrita, André Pinotes Batista e Ana Isabel Santos.

No Barreiro, os 35,8% de votos obtidos pelo PS configuram um dos melhores resultados do distrito e representam uma importante inversão da tendência de voto que se vinha a registar, uma vez que desde 2005 o PS perdia eleitorado em cada ato eleitoral referente às legislativas.

No nosso concelho, o Partido Socialista venceu em todas as freguesias, sem exceção, obtendo 15.448 votos. Esta expressão eleitoral corresponde a um aumento de cerca de 18% do nosso eleitorado face a 2011 e permitiu aumentar a distância para a segunda força mais votada – CDU – em mais de 10%, com menos 4386 votos. Relativamente à coligação PSD/CDS, o distanciamento foi de cerca de 20% com menos 8653 votos que o PS.

De forma a interpretar corretamente a vontade expressa pelos barreirenses, não é menos relevante destacar que o resultado do PS no concelho é superior à média distrital e nacional e, em sentido inverso, os valores de abstenção no nosso território são vincadamente menores.

A proximidade às causas e aos problemas das populações, a promoção de debates que acresçam para as soluções, a renegação de conflitualidades estéreis, a abertura à nossa comunidade, são marcas que, desde já, começaram a surtir efeito e que assim importa continuar a consolidar.

As sinergias criadas em torno do movimento “Alternativa de Confiança” no Barreiro transcendem a mera aritmética eleitoral. O forte empenho de dirigentes, militantes e simpatizantes contribuiu decisivamente  para este resultado.

O PS local está profundamente comprometido em afirmar o Barreiro na sua pluralidade e em continuar a construir uma alternativa que nos devolva qualidade de vida e esperança num futuro melhor.

Os milhares de Barreirenses que em nós depositaram a sua confiança merecem-no.

OBRIGADO BARREIRO.

A Direção do PS Barreiro

 

Partilhe este artigo
Tags

Deixe uma resposta