Empresários setubalenses esclarecem dúvidas para negócio de sucesso

Publicado a Fevereiro 10, 2017 » 865 Views» Destaques, Economia, Sociedade, Últimas

Cerca de cinquenta empresários e trabalhadores independentes que pretendem abrir o seu próprio negócio reuniram-se esta quinta-feira de manhã no Auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais no Mercado do Livramento para verem esclarecidas todas as dúvidas sobre os desafios do mercado laboral.

Mário Ferreira, da empresa de contabilidade Silva Ferreira e Filhos, Ana Paula Pinto, advogada e Luís Charneca, Action Coach, elucidaram os empresários sobre aquilo que consideram serem os “11 passos para um negócio de sucesso”.

Os temas foram genéricos, como a explicação de Mário Ferreira relativamente a impostos como IVA, IRS, Segurança Social, entre outros para novos empresários. Já Luís Charneca, Action Coach, encontrou nos empresários problemas em comum, desde o desconhecimento face ao financiamento das empresas, mas também em relação à gestão do tempo. “Muitos empresários pagam a fornecedores a 30 dias mas recebem a 90, o que cria um hiato que por vezes se torna insustentável. Fazem do negócio a sua vida e depois surgem frustrações pessoais que podem ser evitadas à partida”.

A partilha de responsabilidades também é um dos problemas identificados para o arranque do negócio. “Hoje existem os empresários especialistas que recusam ajuda e assumem toda a responsabilidade por toda a rotina da empresa. Isso traduz-se num clima conflituoso dentro da empresa e decerto conduz a problemas no futuro”.

A palestra surgiu de uma parceria com a Câmara de Setúbal, que deseja a sua repetição, no futuro breve, com os comerciantes da baixa de Setúbal.Também representantes da Câmara de Sesimbra se demonstraram entusiasmados com a iniciativa, e querem vê-la replicada no seu território.

O Setubalense/Zoomonline

Share this post
Tags

Deixe uma resposta