Encontro com Oceana Zarco no Museu do Trabalho

Publicado a Fevereiro 26, 2016 » 583 Views» Agenda, Cultura

Museu do TrabalhoUm encontro evocativo da antiga ciclista Oceana Zarco realiza-se no dia 3, às 18h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, iniciativa integrada no programa da Cidade Europeia do Desporto 2016.

A sessão, de entrada livre e que apela a uma participação ativa do público, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, conta, além de elementos da Autarquia, com a presença de Rui Salas e Fernando Tomé, do Vitória Futebol Clube, Regina Marques, autora de um livro sobre a homenageada, e José Madureira Lopes, investigador e escritor.

“Conversas sobre Oceano Zarco, uma ciclista de Setúbal dos anos 20”, iniciativa integrada no programa da Cidade Europeia do Desporto 2016, tem como base de discussão a afirmação do papel feminino da atleta no desporto local e pretende partilhar memórias de uma personalidade que pouco se conhece.

Oceana Zarco é uma das pioneiras do ciclismo feminino em Portugal, numa altura em que a expressão desportiva estava praticamente interdita às mulheres, o que serviu de inspiração à luta pela igualdade de género.

A ciclista, que conquistou vários prémios ao longo da carreira, tinha apenas 15 anos quando venceu a III Volta a Lisboa, em 1926. No ano seguinte, numa prova com homens, alcançou o primeiro lugar da I Volta ao Porto, apesar de desconhecer antecipadamente o percurso e a própria cidade.

A atleta envergou sempre as cores do Vitória de Setúbal, tendo abandonado a competição prematuramente, aos 17 anos, na sequência de uma intervenção cirúrgica.

CMS/Zoomonline

 

Share this post
Tags

Deixe uma resposta