Exposição de BD mostra atividade portuária na Casa da Baía

Publicado em Setembro 26, 2014 » Cultura

Expo_Portos_Banda_Desenhada_01A atividade portuária e o mundo marítimo são mostrados em imagens de banda desenhada de diversos autores, que cruzam o real e o imaginário, na exposição “Portos em Banda Desenhada”, patente até 19 de outubro na Casa da Baía, em Setúbal.

A exposição, dinamizada no âmbito do Dia Mundial do Mar, com comemorações nacionais a decorrer em Setúbal, tem o título original de “Comics a Puerto: un universo marítimo en viñetas” e resulta de um trabalho de pesquisa de Jordi Ojeda e Francecs Solé Parellada.

A linguagem universal da banda desenhada, com capacidade para transmitir conhecimentos e sensações a miúdos e graúdos, é o ponto de partida de um projeto iniciado em 2006 que retrata parcelas de realidades intemporais da atividade portuária e do mundo marítimo.

A mostra, composta por 28 painéis e uma área que compila 94 capas de livros de banda desenhada, faz um percurso histórico da atividade portuária e da vida do mar, dos tempos mais arcaicos até à introdução de novas tecnologias, e realça a expressão deste setor junto das comunidades envolventes.

“Portos em Banda Desenhada”, exposição que pretende contribuir para a construção de uma sociedade mais informada, é impulsionada pela Autoridad Portuaria de Santander, através da Cátedra Unesco de Técnica y Cultura da Universidad Politecnica de Cataluña.

A exposição chega a Setúbal numa iniciativa impulsionada pela Câmara Municipal e Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra. Coorganizada localmente com o apoio da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, está patente na Galeria de Exposições da Casa da Baía até 19 de outubro, todos os dias, das 09h00 às 20h00.

CMSetúbal/Zoom online

Fotos: CMS

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever!

*