Exposição de fotografias de Zica Capristano na Casa da Cultura

Publicado a Junho 30, 2016 » 511 Views» Agenda, Cultura

Casa da Cultura 2Uma mostra com duas dezenas de fotografias de Zica Capristano, intitulada “De África”, é inaugurada no dia 9, pelas 22h00, na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, em Setúbal.

As imagens, retiradas do livro “De África”, fruto de quatro décadas de viagens e de uma profunda admiração pelo continente africano, mostram muitos rostos humanos, na perspetiva do antropólogo português, mas retratam igualmente o ambiente e a arquitetura de países onde as condições de sobrevivência são precárias.

A inauguração da mostra, organizada pelo atelier DDLX em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, é conduzida por Carmona Rodrigues, companheiro de viagens de Zica Capristano, que apresenta um pouco do legado fotográfico do falecido antropólogo.

O livro que originou a exposição, uma extensa obra com mais de quatrocentas fotografias que revelam uma marcante paixão por África, está disponível para venda no local.

A obra retrata memórias de cada viagem em figuras, horizontes, comunidades, sons, ambientes e tradições que compõem a singularidade da alma africana.

Natural de Lisboa, onde nasceu em 1946, Zica Capristano foi cônsul honorário do Mali e do Benim em Portugal e membro da Royal Geographical Society e do Royal Antropological Institute, do Reino Unido.

Zica Capristano desenvolveu uma grande paixão pelos automóveis, o que o levou a participar em corridas e ralis um pouco por todo o mundo, sobretudo no continente africano.

A exposição “De África” pode ser visitada até 2 de agosto na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, às sextas e sábados das 10h00 à 01h00 e aos domingos das 10h00 às 20h00.

CMS/Zoomonline

Share this post
Tags

Deixe uma resposta