Facebook na região de Setúbal

Publicado em Maio 8, 2015 » Destaques, Opinião

Bruno CarapinhaMuitos de nós comunicamos no Facebook sem sabemos a abrangência que as nossas publicações podem atingir. Esperamos que os nossos “amigos” as vejam, mas nem sempre assim sucede, pois são os algoritmos do Facebook que definem os que vemos e não vemos.

Ao mesmo tempo estão centenas de pessoas a publicar posts e não conseguiríamos ver todos, não seria possível. Por isso o Facebook mostra no nosso mural apenas aqueles que acha que nos interessam mais, porque interagimos com esse utilizador ou fan page colocando um gosto ou fazendo um comentário.

Quando temos páginas em vez de perfis (fan page) temos acesso aos dados das nossas publicações, mesmo assim não sabemos porque é uma publicação de uma página não é vista por todos os nossos fans.

Também está relacionado com os algoritmos do Facebook, pois os fans da página além dos muitos amigos também gostam de muitas outras páginas.

Por outro lado também não temos noção do público a que podemos ou devemos chegar.

Será então que temos a noção de quantas pessoas têm conta ativa no Facebook na nossa cidade, região ou no país? A resposta é não.

Será que sabemos quais os interesses dessas pessoas e desse modo criamos conteúdos mais apelativos? A resposta também será não.

Só para termos uma noção a região de Setúbal terá cerca de 1.610.000 utilizadores ativos, lembro que à bem pouco tempo o Facebook deixou de contabilizar as contas que não têm atividade, logo serão valores muito próximos da realidade dos utilizadores efetivamente ativos.

Desses cerca de 1.610.000 utilizadores temos 7860.000 homens 823.000 mulheres, sabemos também que entre os 13 e os 18 anos existem 140.000 contas, dos 19 aos 25 anos existem 320.000 contas, dos 26 aos 35 anos existem 390.000 contas, dos 36 aos 45 anos existem 370.000 contas, dos 46 aos 55 anos existem 209.000 contas e a partir dos 56+ existem 181.000 contas.

Estes dados são fundamentais quando criamos conteúdos saber para quem nos direcionamos faz toda a diferencia.

Podemos sempre imaginar que estamos perante um grupo de pessoas com uma determinada idade, isso irá determinar que tipo de comunicação devemos fazer, pois a comunicação eficaz não é igual para todos os grupos etários.

Também muito importante são os interesses dos utilizadores, o Facebook define através das nossas ações que tipo de gostos fazemos com quem interagimos e consegue definir além da informação que colocamos no nosso perfil quais os nossos interesses.

Por exemplo sabemos que 260.000 utilizadores da região de Setúbal têm interesse em Receitas e que 140.000 gostam dos temas de Jardinagem. Já 260.000 têm interesse nos temas de Dietas e 270.000 sobre Corrida será sinal da proximidade do verão. Sem falar nos 330.000 que demonstram interesse no tema de Férias.

Já agora sobre os famosos vídeos sobre gatinhos será de referir que na região de Setúbal existem 460.000 utilizadores mostram interesse em cães e apenas 330.000 em gatos, logo mas vale fazer vídeos com cães.

Todo isto para referir que antes de publicar no Facebook devemos planear sabendo para quem criamos conteúdos, assim podermos ser mais assertivos e comunicar melhor.

 

Bruno Carapinha | Consultor de Comunicação e Marketing Digital

www.brunocarapinha.pt

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta