Feira de Agosto em Grândola

Published On Agosto 11, 2016 » 943 Views» Agenda

cartazFagosto2016A Grande Feira do Litoral Alentejano que decorre de 25 a 29 de Agosto no Parque de Feiras e Exposições, para além de um local de grande convívio e animação, pretende ser também a principal montra das potencialidades e recursos, promovendo e potenciando o concelho junto dos milhares de visitantes que aqui acorrem.

Trata-se de um certame que constitui uma referência, não só no panorama das feiras francas – sendo a maior feira franca do Alentejo – como em termos do desenvolvimento económico desta região, assumindo particular relevância num momento em que projetos de inegável qualidade e interesse nacional estão concluídos ou em curso no concelho de Grândola, correspondendo a investimentos significativos na área do turismo, da agricultura e florestas, da vitivinicultura e enologia e de turismo rural, que estão a trazer novas oportunidades de negócio e de emprego e mais desenvolvimento a esta Região e ao País.

Até 29 de agosto, uma das maiores feiras do País dá a conhecer os encantos do Litoral Alentejano nos diversos espaços que se encontram instalados no grande recinto: Zona de Expositores, Zona de Artesanato, Jardim das Associações e Produtos Regionais, Feira Franca com zona de divertimentos e a Praça Rural com exposição de gado e a participação dos principais representantes das marcas ligadas ao setor.

O melhor da gastronomia regional pode ser apreciado nos restaurantes e bares localizados ao longo do grande recinto da Feira de Agosto e no espaço das tasquinhas – ponto de encontro para milhares de visitantes que ano após ano marcam presença na grande Festa do Litoral Alentejano. As 6 tasquinhas oferecem diariamente uma ementa diversificada de pratos tradicionais da região.

Em 2016 o tema da Feira de Agosto será a Floresta, o Montado de Sobro e a Cortiça, que constituem algumas das principais riquezas do nosso concelho. Neste âmbito, iremos, em parceria com a Faculdade de Ciências de Lisboa, promover um conjunto de atividades a realizar durante o certame nomeadamente um Colóquio no sábado, dia 27, que abordará, entre outras, as questões do montado e os seus serviços e a realização de sessões de Observação da Fauna da Herdade da Ribeira Abaixo localizada na Serra de Grândola. Ao longo dos dias do certame, o Pavilhão 1 apresenta uma exposição intitulada ”O Pinhal e o Montado do concelho de Grândola”.*

Grandes atrações do certame são também a Corrida de Toiros no domingo, dia 28, às 17h30m e o Festival Hípico no sábado dia 27, a partir das 15h00. O Festival, que assinala este ano 20 anos, decorrerá no Picadeiro da Feira que apresentará, à semelhança do ano passado, atividades diárias, nas tardes do certame.

Durante todo o certame, o Município de Grândola disponibiliza gratuitamente dois “Comboios da Feira” que efetuam o trajeto entre a Feira de Agosto e vários pontos estratégicos da vila.

Os grandes espetáculos no Palco Principal começam no dia 25 com uma das maiores bandas Portuguesas do momento: D.A.M.A!

No dia 26 seguem-se os HMB. A Banda de “O Amor é assim”, o grande êxito musical que conta com a participação de Carminho, toca no palco principal um dia antes da Fadista mundialmente conhecida. A cantora e produtora de fado actua na Feira de Agosto no dia 27.

João Pedro Pais é o nome que se segue. O cantor que já esgotou por mais de que uma vez o grande recinto de espetáculos da Feira de Agosto promete contagiar o público no dia 28.

A fechar o certame, uma banda que dispensa apresentações: The Gift. Com 25 anos de carreira a banda de Alcobaça tem a seu cargo o espetáculo de encerramento da Feira de Agosto – 2016 no dia 29.

Depois dos espetáculos no palco principal a noite prolonga-se no Palco Bar. Este ano e, pela primeira vez, o Palco Bar apresenta, no sábado, dia 27, a partir das 18h30m, o Festival  Luso-Espanhol de Folclore com a participação do Grupo Folklorico LA SEDA – Múrcia, Espanha,  Rancho Folclórico da Casa do Minho de Lisboa – Minho, Rancho Folclórico do Vale de Santarém – Ribatejo e Rancho Folclórico 5 Estrelas de Abril –  Grândola, Alentejo Litoral.

A temática da exposição que irá estar patente durante a Feira de Agosto incidirá sobre as principais espécies florestais do concelho – o pinheiro e o sobreiro – e sobre os ofícios relacionados com as mesmas, nomeadamente, a apanha da pinha, a extração da resina e da cortiça, e a sua preparação e transformação nas fábricas.

A partir da recolha de testemunhos orais, de fotografias e da cedência de objetos antigos utilizados nestes trabalhos, será possível mostrar aspetos tradicionais destes ofícios e a forma como ainda são realizados atualmente.

A atividade corticeira no concelho será também documentada através de um filme sobre a extração da cortiça e o trabalho desenvolvido em algumas das fábricas ainda em laboração em Grândola.

CMG/Zoomonline

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share this post
Tags

Deixe uma resposta