Feira do Monte em Santiago do Cacém

Publicado em Agosto 31, 2015 » Cultura, Últimas

Feira do MonteNos dias 4, 5 e 6 de setembro, o Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém recebe um evento secular, a Feira do Monte, “afirmando a sua matriz com uma forte componente de artesanato que é bastante rico e variado no Município Santiago do Cacém”, salienta Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

O artesanato volta a ter lugar de relevo na Feira do Monte, com um espaço onde os artesãos vão estar a trabalhar ao vivo.

O cante alentejano vai ter um espaço de destaque “uma exposição sobre este Património Imaterial da Humanidade numa homenagem a um património que é de todos os alentejanos e aos grupos do Município, que irão também atuar na Feira”, revela Álvaro Beijinha.

Na Feira do Monte, os visitantes vão poder também encontrar alguns dos melhores produtos regionais, o fado ao despique, os tradicionais bailes a garraiada e a animação permanente em todo o espaço da feira.

Além de todas as atrações habituais, o certame conta pelo segundo ano consecutivo, no dia 6 de setembro, com a transmissão em direto do programa “Somos Portugal”, da TVI, vai ser emitido em direto a partir da Feira do Monte, entre as 14 e as 20 horas. Álvaro Beijinha vê esta oportunidade como “extremamente importante, para a promoção do nosso território  junto de cerca de um milhão de telespetadores, um número que é muito significativo e aguardamos que muitas pessoas venham ver a sua transmissão em direto e visitar a Feira do Monte.”.

A música também tem uma presença forte na Feira do Monte  e a aposta em artistas locais é uma prática que se tem intensificado nos últimos anos. Destaque para as atuações, no dia 4, do Grupo Vozes de Além Tejo (20h00), Grupo Tem Avondo (21h00) e baile com Rui Soares & Lau (22h30m); no dia 5, do Grupo Coral da Casa do Povo do Cercal do Alentejo (19h30), da Banda Lira Cercalense (20h30m), da Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artistica (21h30m) e baile com Celeste Costa, Ana e Emilia Cabrita (22h30m); e no dia 6, do Grupo Vozes de Além Tejo (18h00), do Grupo Coral da Casa do Povo do Cercal do Alentejo (19h00), o Rancho Folclórico Ninho de Uma Aldeia (21h00) e baile com Ruben Baião (22h00).

Álvaro Beijinha fala da Feira do Monte 2015 com confiança e com boas perspetivas em termos de adesão do público: “acreditamos que vamos ter três dias de Feira muitos bons. Muita gente vai aproveitar este fim de semana para vir a Santiago do Cacém, o que é muito importante para a economia local e para todo o dinamismo que procuramos para o nosso município.”.

As portas da feira, na zona do terrado, abrem diariamente às 10h00, e nos pavilhões de exposições às 14h00 (sexta e sábado) e 13h00 (domingo). As entradas, à semelhança das anteriores edições, são gratuitas.

CMSC/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta