Festas de Nossa Senhora da Saúde já têm comissão organizadora

Publicado em Maio 24, 2017 » Agenda, Cultura, Destaques, Últimas

As seculares Festas de Nossa Senhora da Saúde que vão realizar-se de 7 a 10 de Setembro, já têm comissão organizadora que trabalhará directamente com a direcção da Sociedade Filarmónica Providência.

“A reunião realizada no passado dia 19 do corrente foi participativa e conclusiva”, afirma o presidente da direcção da colectividade azeitonense, Jorge Sousa adiantando que “foi criada uma comissão que vai conjuntamente com a direcção da sociedade organizar todas as actividades do arraial, bailes, quermesse, cavalhadas e outros eventos”.

“Para a organização da tradicional quermesse contamos desde já com as vossas ofertas que podem ser entregues na sede da Sociedade”, adianta Jorge Sousa.

Recorde-se que este ano, as festas terão um modelo diferente já que o padre Luís Ferreira Matos, responsável pelas paróquias de Azeitão, decidiu que os eventos de animação seriam da responsabilidade da colectividade enquanto os actos religiosos como a procissão e missa serão organizados pela igreja de São Simão.

Estas festas realizam-se em Vila Fresca de Azeitão desde 1723, junto à Igreja de São Simão, sendo as mais antigas da região. Conta a história que em face da terrível ameaça de uma peste, em 1723, o povo da freguesia de São Simão pediu a graça de Nossa Senhora, realizando uma procissão pelas aldeias da freguesia, que milagrosamente não foram atingidas pela peste. Mais tarde, a festa assumiu também um programa festivo com carácter pagão, do qual se destaca a prova a cavalo (cavalhadas à antiga portuguesa), a actuação da Banda Filarmónica Providência e a missa e procissão solene.

O Setubalense/ZoomOnline

Partilhe este artigo
Tags

Deixe uma resposta