Figueirinha recebe hoje Bandeira Azul

Publicado a Junho 20, 2014 » 967 Views» Sociedade

P1130649

A Praia da Figueirinha, em Setúbal, realiza-se hoje, ao meio-dia, a cerimónia de hastear da Bandeira Azul.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e o vereador do Ambiente, Manuel Pisco, marcam presença na iniciativa, antecedida de uma vistoria pela comissão técnica responsável pela atribuição da Bandeira Azul, distinção concedida pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

A Praia da Figueirinha recebe pelo sexto ano consecutivo a Bandeira Azul e, no âmbito do projeto “Praia Acessível para Todos”, conta com acessos pedonais à zona de banho e aos postos de socorro e dispõe de sanitários adaptados a pessoas com deficiência e lugares de estacionamento definidos na envolvência.

Este ano, entre 16 de junho e 26 de julho, é dinamizado um programa de apoio à natação adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, para o qual são disponibilizadas duas cadeiras anfíbias e um técnico.

A Bandeira Azul, implementada à escala europeia em 1987, por iniciativa da Fundação para a Educação Ambiental, foi este ano atribuída a um total de 298 praias portuguesas, marítimas e fluviais.

“Poluição dos Oceanos” dá tema à edição de 2014 da Bandeira Azul, temática sobre a qual são desenvolvidas, ao longo da época balnear, ações de sensibilização nas praias, marinas e embarcações recreativas.

A Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de consciencialização dos cidadãos para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução de problemas existentes.

A distinção é atribuída anualmente mediante a avaliação de 32 critérios, 28 dos quais de cumprimento obrigatório, repartidos pelos grupos “Informação e Educação Ambiental”, “Qualidade da Água”, “Gestão Ambiental e Equipamentos” e “Segurança e Serviços”.

CMSetúbal/Zoom online

 

Share this post
Tags

Deixe uma resposta