Filmes promocionais de Setúbal no Festival Internacional

Publicado em Outubro 13, 2016 » Cultura

CMSetúbal panoramicaQuatro filmes promocionais produzidos pela Câmara Municipal de Setúbal foram selecionados para a final do FIACULT – Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo, a realizar em novembro, em Itália.

“Setúbal, é um Mundo” foi um dos filmes selecionados na primeira etapa do FIACULT, realizado a 26 de setembro, em Florianópolis, Brasil, para a categoria “Destino”. O vídeo, com dez minutos e meio de duração, de setembro de 2015, mostra a paisagem da Serra da Arrábida, a zona ribeirinha, o estuário do Sado, as praias, os monumentos históricos e a gastronomia, bem como eventos culturais.

Com cerca de três minutos, “Arrábida”, película de maio de 2016 que retrata, entre outras especificidades, a biodiversidade do Parque Natural da Arrábida, participa na categoria “Natureza e Ecologia”.

A última intervenção arqueológica no Convento de Jesus, na ala nascente dos claustros, onde várias freiras Clarissas, a viver em clausura, foram sepultadas ao longo dos tempos, é retratada em “História às Claras”, filme com oito minutos, criado em dezembro de 2015, também selecionado na categoria “Natureza e Ecologia”.

A quarta produção da Câmara Municipal de Setúbal incluída na final do FIACULT – Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo trata-se da “Reabertura do Convento de Jesus”, selecionada para a categoria “Religioso”. O vídeo, com dez minutos e meio, de junho de 2015, mostra as obras que permitiram reabrir este monumento nacional após 23 anos de encerramento.

As quatro produções audiovisuais, escolhidas através de votação online do público e de um júri de profissionais na área do cinema e da televisão, foram produzidas exclusivamente pelos meios da autarquia, através do Serviço Municipal de Comunicação e Imagem.

A segunda e última etapa da terceira edição do certame, que inclui a divulgação dos vencedores assim como a entrega de prémios em cada uma das categorias, decorre nos dias 18 e 19 de novembro, no Teatro Accademico di Castelfranco Veneto, em Veneza, Itália.

Para visualizar os vídeos promocionais selecionados basta aceder à página do Youtube do município ou do FIACULT, em https://www.youtube.com/user/municipiodesetubal e https://www.youtube.com/channel/UCahYNW7hj7jrxjpwvhTwAkQ, respetivamente.

Todas as obras participantes na edição de 2016 do festival, num total de 66 filmes, de cerca de trinta países, repartidos em 14 categorias temáticas, encontram-se disponíveis para visualização no sítio oficial do evento, em http://fiacult.com/.

O certame, que ocorre anualmente com base no Brasil, tem como objetivos apoiar e premiar filmes e produções audiovisuais que promovam eficazmente os setores do comércio, cultura e turismo.

Além da seleção para o FIACULT, a produção sadina “Arrábida” pertence à lista de selecionados da nona edição do Art&Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo, a realizar entre os dias 19 e 22 deste mês, em Gaia.

No certame participa ainda “Setúbal, o Canto Azul de Portugal”, publicado em julho. Ao longo de cinco minutos, o filme da autarquia exibe paisagens, com especial destaque para a Reserva Natural do Estuário do Sado, vinhos da região, equipamentos municipais, como a Casa da Baía e o Mercado do Livramento, e diversas festividades, como o Fim de Ano Azul e o círio de Nossa Senhora do Rosário de Troia.

Os trabalhos participantes nesta edição do Art&Tur, certame que pertence a uma rede de 17 festivais internacionais que anualmente coorganizam o Festival dos Festivais, em Viena, Áustria, no qual é eleito o melhor filme de turismo a nível mundial, podem ser vistos na filmoteca do sítio www.aptur.net/artetur.

Este festival premiou, em 2015, o filme “Reabertura do Convento de Jesus”, que agora participa no FIACULT, reconhecendo-o como a melhor produção na categoria “Turismo Religioso”. Na mesma edição, a autarquia sadina foi distinguida com uma menção honrosa pelo vídeo promocional da candidatura de Setúbal a Cidade Europeia do Desporto, trabalho com 12 minutos, de maio de 2015, que competiu em “Desporto e Ar Livre”.

CMS/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Deixe uma resposta