I Jornada “Ao Partilhar Cuidamos”

Publicado em Abril 27, 2016 » Saúde, Últimas

Jornadas_Ao_Partilhar_Cuidamos_03A importância da articulação das diferentes áreas da saúde para a garantia da qualidade do serviço prestado à população foi destacada esta manhã numa sessão que decorreu, durante o dia, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, em Setúbal.

A I Jornada “Ao Partilhar Cuidamos”, dinamizada pela Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, envolveu a participação de profissionais de saúde de diferentes áreas, com o objetivo de contribuir para a consolidação de sinergias indispensáveis à obtenção de ganhos em saúde para os utentes.

A defesa de serviços de saúde de qualidade para o concelho e para a região e o apoio na luta contra a redução ou encerramento de serviços nos estabelecimentos hospitalares foram destacados pela presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, na sessão de abertura do evento, esta manhã.

“O Serviço Nacional de Saúde continua a afirmar-se como um serviço de excelência que é fundamental valorizar, não descurando, nunca, a necessidade de o defender, porque, como vimos nos últimos quatro anos, haverá sempre quem esteja interessado em regressar ao passado”, salientou a autarca.

A iniciativa prosseguiu com a temática da “Prevenção de alterações miofuncionais em terapia da fala”, pelas especialistas Carmo Conde e Sandra Bonito, que vincaram que “o sistema estomatognático que inclui a sucção, a mastigação, a deglutinação, a articulação e a respiração, é fundamental para a qualidade de vida”.

Uma hipotonia acentuada, com diminuição do tónus muscular, da língua e dos lábios, salientaram, “é a principal consequência da manutenção de uma alimentação à base de semissólidos”.

A informação e sensibilização às famílias e educadores para a deteção de sinais perturbadores do bom funcionamento das estruturas orofaciais, compostas por boca e face, e respetivo encaminhamento para a terapia da fala foi outra das questões abordadas pelas especialistas.

Na apresentação seguinte, sobre o “Contributo da fisioterapia para a promoção e proteção da saúde”, Madalena Gomes da Silva, da Escola Superior de Saúde de Setúbal, acentuou que “a fisioterapia desempenha um papel muito importante desde a saúde infantil à saúde no idoso”.

Além de um debate, o período da manhã incluiu outros dois painéis temáticos, conduzidos pelo bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Telmo Batista, sobre “Custo eficácia em cuidados de saúde primários”, e pelo higienista oral Mário Rui Araújo, com o título “Saúde Oral – Plano B”.

O encontro prosseguiu no período da tarde com um conjunto de painéis temáticos, dinamizados por profissionais de saúde e da educação e de técnicos dos serviços sociais, numa partilha de experiências e troca de conhecimentos com vista à melhoria da saúde partilhada e integrada.

O encerramento da I Jornada “Ao Partilhar Cuidamos” esteve a cargo de Isabel Pinto, do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, com “A importância da interligação entre o Médico de Família e a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados”.

CMS/Zoomonline

 

 

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever!

*