Inauguração da estátua de Manel Bola foi dia especial para Setúbal

Publicado em Setembro 4, 2017 » Cultura, Destaques, Sociedade, Últimas

A inauguração da estátua dedicada ao actor Carlos Rodrigues, o popular Manel Bola, foi considerada por Dores Meira como “um dia especial”, pois “personifica esta terra que tanto amou”. Também o actor Duarte Victor destacou que “a cidade de Setúbal tem sorte em ter um homem assim”.

Autarcas, políticos, personalidades das artes e da cultura, familiares e mais de duas centenas de amigos e admiradores participaram na inauguração da estátua a Carlos Rodrigues, o popular actor Manel Bola, que decorreu ontem ao fim da manhã, em frente ao Fórum Luísa Todi.

A emoção foi nota dominante em muitos rostos, com a presidente da câmara Maria das Dores Meira a terminar a sua intervenção com a voz embargada de lágrimas.

A edil lembrou que “Setúbal vive um dia especial” pois “a cidade personifica a terra que o Manel Bola tanto amou”.

O actor Duarte Victor, antes de ler um poema da autoria de Fernando Guerreiro, outro grande actor de Setúbal também desparecido, lembrou que “a memória é um dos patrimónios da Humanidade” e “a cidade de Setúbal tem sorte de ter um homem assim”. Também as actrizes Sónia Martins, Célia David e Sónia Brito, acompanhada de André Moniz leram poemas dedicados ao Manel Bola. O filho de Carlos Rodrigues recordou Gracinda Coelho, que “morreu há 11 anos, no dia em que assinalavam os anos do meu pai”.

A presidente da câmara de Setúbal, depois de descerrar a placa de homenagem ao actor, lembrou “o Bola era um de nós”, que “nunca quis viver num pedestal era um homem de cultura, um ser livre e a sua estátua fica eternamente em frente do Fórum, a sua casa e na avenida que percorrer tantas vezes”.

Maria das Dores Meira não conteve a emoção e agradeceu ao escultor Jorge Pé Curto que soube captar “o jeito da vénia humilde de Manuel Bola, o actor setubalense mais internacional”, que “foi fundador da TEIA e actor residente do TAS durante 27 anos”. A edil destacou ainda que “em 1977 foi eleito o Melhor Actor Ibérico”.

Na cerimónia de homenagem participou também a artista Piedade Fernandes, que também foi colega de Manel Bola na revista “Era uma vez em Setúbal”.

O Setubalense/ZoomOnline

Partilhe este artigo
Tags

Comments are closed.