Jornadas de Música de Câmara de Setúbal

Publicado em Outubro 9, 2017 » Últimas

Pedro Burmester, Irene Lima, João Paulo Santos, Sofia Marafona e Quartetiev compõem o cartaz das III Jornadas de Música de Câmara de Setúbal, a realizar nos dias 10, 11, 12 e 14, sempre às 21h30m, no Fórum Municipal Luísa Todi.

No concerto inaugural do ciclo, a 10, a violoncelista Irene Lima e o pianista João Paulo Santos apresentam um reportório inspirado em “Música Russa do Séc. XX”, com a interpretação de Sonata para Violoncelo e Piano, Op. 19 (1901), de Rachmaninoff, e Sonata para Violoncelo e Piano, Op. 119 (1949), de Prokofiev.

No dia seguinte, a 11, a soprano Sofia Marafona. A vencedora de diversos concursos de canto nacionais e internacionais é acompanhada ao piano por Duarte Pereira Martins e à guitarra por Tiago Morin, interpreta obras de Ermanno Wolf-Ferrari, Antonín Dvořák, Vianna da Motta, Ivo Cruz, Gabriel Fauré, Heitor Villa-Lobos, Francisco Braga, Eurico Carrapatoso, Joaquín Rodrigo e Gian Carlo Menotti.

Os concertos das III Jornadas de Música de Câmara de Setúbal prosseguem no dia 13 com o quarteto Quartetiev, formação vencedora do primeiro prémio de Música de Câmara – Nível Médio, atribuído no âmbito do Prémio Jovens Músicos 2017.

O conjunto, constituído por Francisca Brito e Leonardo Guedes, nos violinos, Francisca Feyo, na violeta, e Laura Álvares, no violoncelo, interpreta temas de Peter Minnin, Sergei Prokofiev, Joly Braga Santos e Astor Piazzola.

O concerto final do ciclo de música de câmara, a 14, reserva uma atuação do pianista Pedro Burmester, que interpreta Sonata n.º 14, em Dó Sustenido Menor, Op. 27 n.º 2 “Moonlight”, e Sonata n.º 30, em Mi Maior, Op. 109, ambas de Ludwig van Beethoven, Partita n.º 2, BWV 828, em Ré Maior, de Johann Sebastian Bach, e Ballade n.º 2, em Si Menor, de Franz Liszt.

Os bilhetes para os concertos das III Jornadas de Música de Câmara de Setúbal, à venda no Fórum Luísa Todi e em www.bol.pt, custam, para cada um dos eventos, sete euros. Os interessados em assistir aos quatro concertos do ciclo podem adquirir um passe no valor de 18 euros.

As Jornadas de Música de Câmara de Setúbal, na terceira edição, nascem com o objetivo de divulgar a música intimista dos grandes compositores, em oposição aos grandes espetáculos sinfónicos ou operáticos criados por esses autores.

O projeto ganha vida redobrada com o estreito envolvimento criado em torno dos eventos Luísa Todi, Jovens Clássicos, da Câmara Municipal de Setúbal, orientado para a projeção de cantores líricos em início de carreira, e Prémio Jovens Músicos, da Antena 2, de divulgação dos novos instrumentistas portugueses.

CMS/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Comments are closed.