Juventude ganha nova casa na cidade

Publicado em Junho 2, 2017 » Cultura, Destaques, Últimas

Depois de cinco anos de encerramento, nasce agora a Casa do Largo – Pousada da Juventude, inaugurada ontem, no Largo José Afonso, totalmente remodelada e pronta para receber os mais jovens na nossa cidade, num ambiente jovem e acolhedor.

“Quisemos que esta pousada pudesse prestar um serviço de referência e que obedeça a critérios de qualidade, assumindo a responsabilidade de a gerir e de a remodelar. Para nós, há apenas soluções e estamos aqui a demonstrá-lo uma vez mais, num tempo em que viajar é cada vez mais fácil e são cada vez mais os turistas que nos procuram”, disse Maria das Dores Meira, presidente do município, que aproveitou para agradecer a todos os que contribuíram para a inauguração da Casa do Largo – Pousada de Juventude, que traz 68 camas novas à cidade e o Pátio da Casa, espaço multifuncional com uma cozinha ao dispor de todos os hóspedes, salas de convívio e um bar.

Na cerimónia de abertura do novo espaço, onde se vão inserir vários serviços de apoio aos jovens, como o Gabinete da Juventude, estiveram presentes o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o presidente do IPDJ, Augusto Baganha, e o presidente da MoviJovem, Ricardo Araújo, bem como vários elementos da nossa Câmara e juntas de freguesia.

A força e o valor dos mais jovens “Há muito que existia a necessidade de haver políticas de co-gestão no sector da juventude, e isto foi possível porque conheci, vi e percebi a força da estupidez que seria se o país dispensasse esta força e energia dos seus cidadãos mais jovens”, considerou João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, realçando “esta força imparável e transformadora, que é a força da juventude, conhecendo o valor e trabalho das associações juvenis” e a importância da articulação entre os municípios e o governo em casos como este.

As paredes exteriores do prédio, grafitadas pelo artista plástico SMILE, que também participou no Cara ou Coroa Street Art Festival, na Bela Vista, estão pintadas com elementos de desporto, tecnologia e outros elementos relacionados com a juventude.

Antes da Casa do Largo O edifício remonta a 1990, quando estava ocupada por entidades direcionadas para os jovens: a secção da cidade do Instituto Português do Desporto e Juventude e uma Pousada de Juventude da Movijovem, empresa responsável pela rede das Pousadas de Juventude. Em 2012, o espaço fechou por falta de dinheiro para a sua manutenção e, há dois anos, a Câmara de Setúbal decidiu transformar o local num equipamento ao serviço da população e da juventude, com obras a decorrer em várias fases e com empreiteiros diferentes, sob a gestão do departamento de obras da autarquia, “para que à cidade seja dada a importância que ela merece”. O conceito do espaço e a decoração esteve a cargo do decorador João Maria.

Durante a tarde de ontem, várias actuações animaram a inauguração da pousada: concertos de uma tuna e de projectos locais, desenhos na madeira, pinturas ao ar livre e teatro. A pousada vai ser gerida pelo município através da rede da Movijovem e 15% dos lucros vão reverter para a rede de Pousadas de Juventude. Embora ainda não estejam a ser aceites reservas, a Casa do Largo já recebeu muitas solicitações. Os preços variam entre os 15€ para camaratas e os 40€ para quartos duplos, em época alta.

O Setubalense/ZoomOnline

Partilhe este artigo
Tags

Comments are closed.