Mais de 150 participantes “Inspiram” Empreendedorismo no Barreiro

Publicado em Outubro 28, 2016 » Destaques

diplomados-ips-na-ipstartup-estbarreiro-ipsA 3.ª edição da iniciativa “Inspira Barreiro” promovida, dia 26 de outubro, pela Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS) recebeu mais de 150 participantes, entre membros da comunidade académica do IPS e local e de entidades da região, que foram desafiados a colocar em prática os seus projetos e a empreenderem.

Foram já várias as ideias debatidas noutras edições do evento com o objetivo “de fomentar e potenciar o espírito e a cultura empreendedora na comunidade académica e envolvente”, como por exemplo a criação da IPStartUp (incubadora de ideias de negócio do IPS) que já abriu portas nos campi do Barreiro e Setúbal, mencionou o Prof. Doutor Pedro Ferreira, Diretor da ESTBarreiro/IPS. A iniciativa tem sido um fator chave na motivação do universo IPS nesta área, prova disso é que este ano conta “com a apresentação de um projeto incubado na IPStartUp na ESTBarreiro/IPS”, procurando igualmente incentivar “a troca de contactos e a criação de redes entre os participantes”, mencionou ainda o Diretor da Escola.

De acordo com o Prof. Doutor Filipe Cardoso, Pró-Presidente do IPS para I&D, Inovação e Empreendedorismo, esta iniciativa é um claro reflexo de que “o empreendedorismo sempre esteve no alinhamento estratégico do IPS”. Salientou ainda que “para se ser empreendedor e inovar é preciso visão estratégica, colaborar e concretizar, e a visão estratégica desde início nasceu e cresceu com o IPS”, sendo necessário envolver os diferentes atores da região no estabelecimento “de laços e de redes que potenciem as capacidades individuais de cada um”.

Os diplomados do IPS em Engenharia Civil, Filipe Delgado e António Pena, deram a conhecer o “ENCOR”, que é a primeira ideia de negócio desenvolvida na IPStartup na ESTBarreiro/IPS e que consiste na aplicação das novas tecnologias a projetos de reabilitação de edifícios, construção e engenharia civil energeticamente sustentáveis. Para António Pena “foi uma honra e muito gratificante apresentarmos o nosso projeto e com isto esperamos que outros alunos se inspirem e venham trabalhar connosco na IPStartUp”. O diplomado referiu ainda que “trabalhar na IPStartUp tem sido ótimo porque temos um bom espaço, o apoio dos docentes e vários recursos disponíveis, o que é excelente para quem está a iniciar um projeto”.

Participaram também no evento Rui Braga, que desenvolveu e implementou a “Live Beach”, uma praia artificial em Mangualde; Paulo Azevedo, ator e autor do livro motivacional “Uma Vida Normal”, e António Sousa Pereira, Diretor do Jornal Rostos, que deram a conhecer a sua experiência como empreendedores e a evolução dos respetivos projetos.

O programa da iniciativa finalizou com a realização de uma sessão de networking entre os participantes, que tiveram também a oportunidade de conhecer vários projetos e empresas empreendedoras da região.

IPS/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Deixe uma resposta