Mário Laginha sobe ao palco do Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida

Publicado em Setembro 28, 2017 » Agenda, Cultura

photo Rita Carmo

Na próxima quarta-feira, dia 4 de outubro, Mário Laginha sobe ao palco do Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, pelas 21h30 para um espetáculo de piano solo – técnica, vigor e poesia.

Mário Laginha tem construído grande parte da sua carreira a partilhar palcos e projetos com outros músicos. Já atuou em decateto, sexteto, quinteto, quarteto, trio e duo, com desenhos instrumentais muito diversos.

O pianista sente-se bem nesta partilha, mas não foge ao desafio de enfrentar auditórios sozinho em palco e de concretizar projetos em monólogo interior. Foi assim que nasceu o único disco pensado para piano solo, “Canções e Fugas”, de 2006.

O repertório para piano solo incorpora temas como “Fado”, “Berenice”, “Do lado de cá do mar” e algumas fugas do disco a solo, e adaptações para um piano de temas que têm resistido ao tempo e são reclamados pelos apreciadores da obra de Mário Laginha, como é o caso de “Despedida”, que integrou o disco “Hoje”, gravado em Quinteto no ano de 1994.

A solo ou acompanhado, Mário Laginha alia um notável domínio da técnica e do improviso a uma sensibilidade poética vigorosa.

CMMontijo/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Comments are closed.