Mestre do acordeão é homenageado em Setúbal

Publicado em Maio 18, 2017 » Cultura, Destaques, Últimas

O acordeonista, compositor e professor Manuel Ramos Patrício foi homenageado no dia 6, durante o ll Festival Internacional do Acordeão de São Sebastião – Setúbal S. Sebastião Acordeon Fest, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela junta de Freguesia de São Sebastião.

A iniciativa partiu de vários amigos de Ramos Patrício, como Nuno Soares, atual presidente da Associação Portuguesa de Acordeões, a quem o professor passou a pasta após 20 anos da sua fundação, e Mário Caeiro, que se destacou pelo mérito enquanto foi seu aluno.

O acordeonista começou o seu percurso na música como aluno de acordeão de Vitorino Matono e Ramos Pinto, aos dez anos e, hoje, aos 73, tem uma história de vida dedicada a 2600 alunos, com cerca de 500 obras compostas e editadas, entre música e literatura.

Na perspetiva do compositor, a família tem um papel preponderante “na integração com o professor, para estimular o gosto pela música”, mesmo quando se tratam de alunos com grandes talentos e Setúbal, por sua vez, ainda tem um grande caminho a percorrer na cultura musical. Mas a maior preocupação do acordeonista, ainda assim, é “conciliar a música, a investigação e a área comercial”, embora assuma que valeu e continua a valer a pena investir no acordeão.

O Setubalense/ZoomOnline

Partilhe este artigo
Tags

Deixe uma resposta