Ministro da Educação visita e elogia Escola de Pinhal de Frades

Publicado em Março 28, 2017 » Destaques, Educação, Política, Sociedade, Últimas

O ministro Tiago Brandão Rodrigues esteve na Escola Básica Carlos Ribeiro, no concelho do Seixal, tomou conhecimento com a dinâmica deste estabelecimento de ensino e gostou do que viu. Chegou mesmo a afirmar que alguns projetos vão ser seguidos pela Educação.

O ministro da educação escolheu a Escola Básica Carlos Ribeiro, em Pinhal de Frades, para visitar no Dia Nacional do Estudante. Isto no mesmo dia em que os alunos do 3.º ciclo e secundário de cerca de 1 100 escolas, votaram, pela primeira vez, os projetos a serem contemplados pelo Orçamento Participativo das Escolas.

Trata-se de uma verba suplementar ao orçamento de cada escola a ser atribuída ao projeto que os alunos decidiram implementar no seu estabelecimento de ensino, e que tem de ser aplicado até ao final do ano.  Criado pelo atual Governo, este Orçamento Participativo atribui o valor de um euro por cada aluno da escola. No caso das escolas com menos de quinhentos alunos, recebem o mínimo de 500 euros para darem andamento ao projeto mais votado.
Para o ministro Tiago Brandão Rodrigues, esta é também uma forma dos “alunos, entre os 13 e 15 anos, entenderem como promover as suas ideias e como funciona um processo eleitoral”. Isto para além de promover “uma verdadeira educação para a cidadania e “estimular” o conceito de gestão de um orçamento perante uma ideia.

Recebido pelo “I’m a Rock Star”, um grupo da escola que reúne mais de uma centena de alunos e tem marcado presença em vários espetáculos no concelho do Seixal, o ministro da Educação tomou conhecimento dos nove projetos selecionados, entre as 25 propostas apresentadas, a serem votados nesse mesmo dia, 24 de março.

Entre as várias ideias a eleição, desde a construção de uma cúpula geodésica, a mais equipamentos para educação física e melhoramento de zonas de convívio, os alunos da Carlos Ribeiro elegeram a proposta “Novo exterior & Novo Interior”. Para o titular da pasta da Educação todos as ideias que viu “são bastante originais” e demonstram “a capacidade dos estudantes pensarem diferente o que também é um desafio para as escolas”.

Na votação participaram “75,2 % dos alunos, tendo a proposta vencedora recebido 22,8 % dos votos”, disse a O Seixalense a diretora do Agrupamento de Escolas Carlos Ribeiro. Segundo Maria do Carmo Branco, a decisão do ministro em visitar a escola sede do agrupamento de Pinhal de Frades “foi na sequência da divulgação dos vídeos na plataforma do Orçamento Participativo”, e foi uma oportunidade para Tiago Brandão Rodrigues tomar conhecimento da dinâmica do trabalho desenvolvido por todos os intervenientes na escola”.

Inclusivamente, foi uma oportunidade para relembrar o governante que a escola necessita de um pavilhão gimnodesportivo. Aliás, este mesmo equipamento foi referido por uma aluna ao ministro, que garantiu que o mesmo “está a ser pensado”.

Na presença do patrono da escola, professor doutor Carlos Ribeiro, o ministro da Educação manifestou agrado pelos “vários bons projetos trabalhados na escola”, e comentou mesmo que “alguns podem ser aplicados em outras escolas”.

O Seixalense/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Deixe uma resposta