Ministro do Ambiente visita obras da Várzea

Publicado a Julho 25, 2018 » 677 Views» Sociedade, Últimas

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, visitou as obras das bacias de retenção em construção na zona da Várzea. Um projeto da Câmara Municipal de Setúbal que o ministro classificou como uma solução inteligente para resolver o problema de cheias na cidade.

João Matos Fernandes observou também a evolução dos trabalhos que vão dar origem ao futuro Parque Urbano da Várze, destacando este projeto como “um exercício de adaptação das cidades àquilo que são as alterações climáticas. E é um exercício, de facto, de grande inteligência”.

O ministro referiu também a relevância desta intervenção para Setúbal como “uma importante bacia de retenção com capacidade para mais de 200 mil metros cúbicos, mas que também terá a dupla função de ser uma zona de convivência”.

Solução definitiva A presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira enfatizou, igualmente, que o futuro Parque Urbano da Várzea assume um relevante papel social e permitirá o usufruto por parte da população “de um espaço tão bonito e tão grande”. Adiantando também que, “esta solução vai resolver a questão das cheias de uma vez por todas”. Um cenário que, para o vereador das Obras Municipais, Carlos Rabaçal, “tem um valor histórico de grande importância para Setúbal, pois, pela primeira vez, estão a ser criadas condições para que as cheias não afetem, em nenhuma circunstância, a cidade”.

A história e o futuro O projeto do parque urbano contempla a criação de um skate parque, de um laranjal, fruto com grande tradição histórica e cultural em Setúbal, quintas pedagógicas e um anfiteatro. Todas estas valências estarão harmonizadas com os campos desportivos já executados pela Câmara Municipal, localizados a montante da área atualmente intervencionada e que serão integrados no futuro parque urbano.

O Setubalense/ZoomOnline

Share this post
Tags

Comments are closed.