Negócio de burros agita turismo no Poceirão

Publicado em Abril 21, 2017 » Destaques

A zona do Poceirão não tem apenas agricultura, conta com projectos inovadores em outras áreas, nomeadamente na vertente turística através da criação de alojamento local e da defesa de animais em vias de extinção.

A Quinta dos Burros Mirandeses é uma aposta inovadora no Poceirão. Henrique Gonçalves adquiriu as instalações de uma antiga adega, que reabilitou para criar um espaço de alojamento local, onde os burros são a maior atractividade. Neste momento existem treze exemplares, onde a coqueluche é a Natália, que nasceu há oito dias. Cinco burros com um ano estão na lista para serem vendidos, mas as burras ficam tendo como guardião o Francisco, que é o cobridor mor. Na verdade os animais além de serem atracções turísticas são “limpadores” da herdade comendo as ervas daninhas.

A visita à Quinta dos Burros inseriu-se na Semana Descentralizada à Freguesia de Poceirão, mas onde os autarcas deram a conhecer obras que estão a decorrer no território, a nível da rede viária e em equipamentos. A requalificação do Parque Infantil ficou concluída na última quarta-feira, com um investimento da União de Freguesias, no montante de 20 mil euros, com uma comparticipação de sete mil euros da Câmara de Palmela. Também o polidesportivo avançará para uma candidatura, que estará concluída em finais de Maio.

O presidente da autarquia, Álvaro Amaro revelou que as obras a “realizar envolvem 380 mil euros e serão comparticipadas em 180 mil, que incluem a construção de um pavilhão coberto com intervenção nos balneários e a criação de duas salas para respostas à comunidade”. O edil destacou que Poceirão “não tem só agricultura e este espaço irá contribuir para a oferta de mais valências e para o desenvolvimento social nesta zona”.

A Semana do Poceirão incluiu também a visita a uma pequena adega familiar, que começou há cinco anos, com forte aposta na venda de vinhos a granel e em box. Os vinhos Enoque, na Lagoa do Calvo, nasceram de um projecto de um casal de jovens, que recuperou as instalações da adega mais antiga da freguesia do Poceirão. Os vinhos Enoque vão fazer a sua estreia este ano na Mostra de Vinhos de Fernando Pó e Aurélio Enoque explica “iremos ter vinhos tintos, brancos e rosés, com castas castelão, touriga e shyran”.

A adega ainda fabrica vinhos de forma muito artesanal com a vindima dos nove hectares de vinha a ser feita manualmente e o engarrafamento também. Os dois jovens empresários apostam em crescer, mas vão fazê-lo pouco a pouco e querem aumentar a produção que neste momento é de 90 mil litros. A Semana Descentralizada do Poceirão termina hoje com a realização do balanço feito pelos presidentes Álvaro Amaro, da Câmara de Palmela e de José Silvério, da União de Freguesias de Poceirão e Marateca.

O Setubalense/Zoomonline

Partilhe este artigo
Tags

Deixar uma resposta